Câmara da Praia analisa em mesa redonda possível alteração da data de comemoração do Dia do Município

 

Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP) reuniu hoje em mesa redonda, investigadores, historiadores, entidades ligadas à Associação Pro-Praia e sociedade civil para uma discussão sobre uma possível alteração da data de comemoração do Dia do Município.

Em declarações à imprensa, o presidente da CMP, Óscar Santos explicou que a vila da Praia foi elevada à categoria de cidade a 29 de Abril de 1858, mas o Dia do Município é celebrado a 19 de Maio por causa dos últimos confrontos travados na Praia em 1974, entre a tropa portuguesa e um grupo de munícipes.

“No próximo ano a Cidade da Praia celebra 160 anos de existência, o que torna muito oportuno este debate para saber se de facto devemos manter a data da celebração do Dia do Município a 19 de Maio ou então mudar para 29 de Abril, dia que a cidade celebra o seu aniversário”, explicou o edil, sublinhando que se se concluir que a data deve ser alterada, a decisão deve passar pela Assembleia Municipal para ser aprovada.

Entretanto, para a comemoração dos 160 anos da cidade, Óscar Santos precisou que já foi criada uma comissão de celebração que integra várias confissões religiosas, organizações da sociedade civil e a câmara municipal, já que a ideia é iniciar a celebração de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2018.

A vila da Praia de Santa Maria, localizada no litoral sul da ilha de Santiago, surgiu em 1615, quando se deu o início do povoamento do planalto situado perto da praia de Santa Maria e que oferecia boas condições para ancoragem de navios.

Inicialmente utilizada como porto clandestino, a localidade foi progressivamente adquirindo características de uma vila com a gradual fuga das populações de Ribeira Grande, aquando do declínio desta última.

Apesar dos inúmeros constrangimentos, a vila foi crescendo e na década de 1770, concretizou-se a definitiva transferência da capital da Colónia de Ribeira Grande para a Praia e as primeiras ruas ganharam um traçado urbano com as caraterísticas que ostentam ainda actualmente.

A 29 de abril de 1858 por decreto assinado pelo Visconde de Sá da Bandeira, ministro e secretário de Estado da Marinha e Ultramar, a vila da Praia seria elevada à categoria de cidade com a denominação de “Cidade da Praia de Santiago”.

DR/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos