Câmara da Praia comemora 80º aniversário do poeta e jornalista cabo-verdiano Arménio Vieira

Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – O poeta Arménio Vieira comemora neste domingo, 24, 80.º aniversário e, para assinalar esta efeméride, a Câmara Municipal da Praia (CMP) rende-lhe “uma singela homenagem”, com a disponibilização de obras do Prémio Camões por algumas artérias do centro histórico do Platô

Em comunicado enviado à Inforpress, a CMP recorda que Arménio Vieira foi o primeiro cabo-verdiano a receber o Prémio Camões, galardão que todos os anos distingue escritores dos países lusófonos.

Já a homenagem, específica a mesma fonte, arranca a partir deste sábado, 23, de manhã, pelas praças e ruas principais do Platô (onde o poeta escreveu muitos dos seus versos).

Os praienses , prossegue, irão encontrar alguns dos seus poemas e são convidados a parar, uns minutos, para apreciá-los.

Jornalista e poeta, Arménio Vieira e Silva nasceu na Praia, ilha de Santiago, a 24 de Janeiro de 1941.

Com o pseudónimo de Conde de Silvenius, nos anos 60 assume uma postura ideológica que vai marcar a sua escrita, quando em 1961 é preso pela PIDE.

Como outros da sua geração, insurge-se contra o colonialismo e os seus poemas reflectem ironia, sátira e, mesmo, crítica aberta.
Jornalista, de formação, integrou a redacção do Voz di Povo tendo ainda colaborador nas publicações Vértice, Ponto e Vírgula, Fragmentos, Sopinha De Alfabeto e Raízes.

Seu primeiro livro, “Poemas”, é de 1981. Seguiram-se O Eleito do Sol (1990), novela; No Inferno (1999), romance; MITOgrafias (2006),poemas; O Poema, a Viagem, o Sonho (2009), poemas; O Brumário (2013), Derivações do Brumário (2013) e Fantasmas e Fantasias do Brumário (2014), todos de poemas.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos