Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara da Praia assinala Dia Internacional do Combate à violência contra os idosos

 

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – A Câmara municipal da Praia (CMP) assinalou hoje o Dia Internacional do Combate à violência contra os idosos com uma palestra na Sala do Munícipe, que reuniu algumas dezenas de pessoas da terceira idade.

Em declarações à imprensa, a vereadora responsável pelo pelouro de Acção Social e educação Pré-Escolar, Ednalva Cardoso, disse que, no quadro desta efeméride, foram realizadas várias actividades, entre as quais uma visita a centros históricos da Cidade da Praia, onde, segundo ela, os idosos “adoraram”.

“A ideia é tirá-los das zonas onde vivem para lhes dar a conhecer as opções que temos dentro da nossa cidade”, indicou a vereadora, adiantando que, através da página da câmara no Facebook, a edilidade tem alertado para a violência contra os idosos.

Para assinalar este dia, a câmara promoveu uma palestra subordinada ao tema “Conscientização da problemática da violência nos Idosos”, proferida pelo sociólogo Henrique Tomaz Varela.

“A minha mensagem vai no sentido de uma tomada de consciência para a nossa acção de protecção e de acompanhamento em relação àqueles que deram toda a sua vida para o bem desta sociedade, cumprindo a sua missão e assumindo a sua responsabilidade”.

Acrescentou que a actual geração deve “ganhar a consciência” que tem uma “dívida para com aqueles que fizerem de tudo para a melhoria da nossa sociedade”.

De acordo com Ednalva Cardoso, com esta palestra pretende-se chamar a atenção dos idosos sobre as violências que às vezes podem estar a sofrer, as quais podem ser a nível verbal, psicológica e financeira.

Por sua vez, a gestora do lar de acolhimento de idosos da Fundação Jorge Barreto Ribeiro, Leonilde Ribeiro, em declarações à imprensa, garantiu que a instituição que dirige procura fazer o “melhor para atender” aqueles que têm procurado o lar.

Parco em palavras, o presidente da CMP, Óscar Santos, dirigiu aos idosos manifestando a preocupação da edilidade no sentido de lhes garantir a protecção.

“Vocês deram muito de si e, agora, compete a nós apoiar-vos no sentido de terem um envelhecimento saudável”, realçou o chefe da edilidade praiense.

LC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos