Cidade da Praia, 24 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia anunciou hoje, o lançamento do aplicativo “Bo Táxi”, que vai regular o funcionamento das praças de táxi na capital.
O anuncio foi feito à imprensa pela porta-voz da Câmara Municipal da Praia, a vereadora de Acção Social, Ednalva Cardoso, justificando que a introdução do aplicativo trará ganhos significativos para a regulação e organização do trânsito na Cidade da Praia.
Através do “Bo Táxi”, os utentes poderão, a partir de suas residências, ou qualquer outro ponto, fazer chamadas para pedido de táxi e ainda identificar todos os táxis disponíveis nas imediações em que se encontra.
“Entretanto, os utentes não podem usar táxis que estejam a menos de 200 metros de uma praça de táxi”, referiu.
Além disso, Ednalva Cardoso explicou que os proprietários de táxi poderão também monitorar todos os percursos, controlando os gastos e evitando fugas de receitas.
Segundo a responsável, esta iniciativa vai ao encontro da deliberação aprovada pela câmara, sobre a introdução das praças de táxis, com vista a desenvolver medidas de intervenção em segurança rodoviária.
Nesta linha, avançou, haverá um período de experiência para avaliar o funcionamento das praças de táxis e a utilização do próprio aplicativo, informando que já foram identificados todos os pontos da cidade onde irão ser sinalizadas as praças de táxis.
Com o funcionamento desses pontos, todos os táxis, devidamente cadastrados e em situação regular, operam das 07:00 às 20:00, tendo a livre circulação a partir do término do período estipulado.
“Os táxis que não cumprirem estão sujeitos a uma coima que vai dos cinco mil a dez mil escudos”, apontou.
O aplicativo “Bo táxi”” é gratuito e obrigatório a todos os taxistas ou proprietários que operam no serviço.
Dentro do município da Praia, o regime de estacionamento permitido é o condicionado, podendo os táxis estacionar em qualquer dos locais reservados para o efeito, até ao limite dos lugares demarcados.
“O estacionamento dos táxis vai depender da hora de chegada”, ressalvou, sustentado que é proibida a tomada de passageiros fora das praças de táxis.
Os proprietários de táxis têm até 31 de Dezembro de 2019 para fazerem a instalação do aplicativo aprovado pela câmara.
De acordo com a edilidade, já estão sendo sinalizadas os referidos parques nas zonas do Platô e Fazenda. Achada Santo António, Palmarejo, Ponta d’Água e São Filipe são os próximos bairros a serem contemplados.
HR/CP
Inforpress/Fim