Cabo-verdianos preparam “grande festa” da independência nacional em França

Mindelo, 06 Jun (Inforpress) – A comunidade cabo-verdiana em Paris, França, está a preparar uma “grande festa” para celebrar o Dia da Independência Nacional, que acontece entre 06 e 07 de Julho, na região de Champagne, informou o adido cultural da embaixada cabo-verdiana.

Os cabo-verdianos em França, segundo David Leite avançou à Inforpress e na sua página pessoal no Facebook, estão sendo “ansiosamente esperados” para esta “grande festa” nacional de 2019, que desta vez terá como palco a região de Champagne-Ardenne, que dista uma hora e meia de Paris.

Sob o título “Cabo Verde em Champagne” , esta celebração do 05 de Julho, dia da Independência destas ilhas, está sendo organizado, segundo a mesma fonte, numa parceria entre a embaixada cabo-verdiana em França e a edilidade de Villenauxe-la-Grande, e o município anfitrião.

“Com os nossos amigos de Villenauxois e das cidades vizinhas, queremos, como de costume, sair com Cabo Verde à rua. Desejamos viver este lindo convívio franco-cabo-verdiano, que sabemos tão bem alegrar com as nossas cores, cada um com a “Morabeza” e a sua alegria de viver”, considerou David Leite.

Este ano, conforme este responsável, pretende-se festejar sob o signo do “diálogo das culturas” em Villenauxe, onde a comunidade cabo-verdiana é “tão bem esperada com o seu folclore, a sua gastronomia, o seu artesanato, as suas múltiplas sonoridades, incluindo a morna, candidata a património da UNESCO”.

As festividades serão abertas com um passeio de bicicleta, de Provins até Villenauxe, que dá o pontapé de saída num programa “repleto de actividades”, entre as quais uma celebração com garrafas de champagne, com a estampa de Cabo Verde, engarrafadas por uma “importante cave vinícola” da região.

Também, ajuntou, deve-se contar com a presença de personalidades políticas cabo-verdianas, cujos nomes ainda não se avança por falta de confirmação.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos