Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde vai ter um Centro de Simulação Clínica para capacitação permanente dos profissionais de Saúde

Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress) – Cabo Verde vai ter um Centro de Simulação Clínica para garantir a capacitação permanente dos profissionais de Saúde, não só iniciantes, como especialistas cabo-verdianos, anunciou hoje o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

O governante que respondia às questões dos deputados no Parlamento disse que dado ao número reduzido dos recursos humanos a nível da Saúde em Cabo Verde qualquer saída mexe com o sistema nacional de Saúde.

Por isso mesmo, afirmou que o Governo está a fazer uma aposta num trabalho continuado, recebendo cooperantes, mas também investindo na formação não só a nível do exterior como tem acontecido.

“O que nós estamos a programar para os próximos anos é uma capacitação permanente dos nossos quadros. É por isso que estamos a trabalhar para a instalação de um Centro de Simulação Clínica que irá permitir um treinamento de todos os quadros aqui no país”, explicou.

“Assim como existe na aeronáutica teremos também esse Centro de Simulação Clínica que irá permitir esse aperfeiçoamento dos médicos e enfermeiros em termos de capacidade, independentemente de toda articulação que estamos a fazer com as universidades”, acrescentou frisando que os alunos do último ano do curso de medicina já estão a fazer estágios nos hospitais.

Recentemente uma equipa do Ministério de Saúde, encabeçada pelo Director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto visitou o Centro de Simulação Clínica da Madeira com o objectivo de conhecer a experiência que pode ser aproveitada para Cabo Verde.

MJB/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos