Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde vai participar nas Olimpíadas de Xadrez

Cidade da Praia, 15 Jul (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) está a preparar uma equipa nacional para participar nas Olimpíadas, a realizarem-se numa das plataformas on-line, de 22 a 30 do corrente mês, organizada da Federação Internacional de Xadrez.

Esta informação foi revelada pelo presidente da FCX, Francisco Carapinha, para quem a federação internacional pretende envolver a maioria das federações nacionais de xadrez nesta prova mundial.

Em relação ao Dia Internacional do Xadrez, que se celebra a 20 do corrente, Francisco Carapinha avançou que a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) convidou todos os jogadores para, durante o fim-de-semana anterior a este dia, se façam professores e ensinem o jogo a pelo menos uma outra pessoa, de preferência uma criança.

Tudo isto para que a semana seguinte se inicie com mais um milhão de jogadores de xadrez, com a FCX a prometer dar a sua contribuição, ao incitar aos que sabem jogar o jogo dos reis, a ensinar a outra pessoa durante o próximo fim-de-semana.

Já em relação ao torneio internacional realizado no fim-de-semana último, Carapinha disse que Cabo Verde foi derrotado pela internet no confronto com o Uruguai, já que o país está a braços com uma quebra nas redes de comunicação por causa de um incêndio detectado na sala de verificadores da CVTelecom.

SR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos