Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – O secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, disse hoje que até ao final do ano Cabo Verde vai operacionalizar o SIMT na plataforma da OIT, permitindo informações do mercado de trabalho, da oferta e da procura.
Alcindo Mota, que falava na cerimónia de abertura do atelier de apresentação do Estudo de Actualização do Sistema de Informação do Mercado de Trabalho (SIMT) promovido pelo Observatório do Mercado de Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), enalteceu o contributo da organização na elaboração e construção do estudo.
“Contamos com o apoio da OIT para trabalhar o Sistema de Informação do Mercado de Trabalho (SIMT), que permitirá que os vários utilizadores quer do País quer a nível internacional acedam à informações tempestivas com relação do mercado do trabalho quer na perspectiva da demanda como da oferta”, disse, ressaltando tratar-se de uma mais valia para a tomada de posição em relação ao mercado de trabalho.
Neste âmbito, adiantou que o programa de sistemas de informação para o desenvolvimento sustentável compreende o sistema estatístico nacional e o centro de inteligência e políticas públicas, observando por outro lado, que as estatísticas oficiais são uma das importantes responsabilidades do Estado.
Referiu ainda que as estatísticas oficiais cumprem a missão de contribuir para o reforço do conhecimento da realidade do país, bem como para a identificação dos problemas e potencialidades.
Cabo Verde, segundo disse, assumiu o Sistema de Informação do Mercado de Trabalho como uma das suas prioridades, enquanto processo que permite aos diferentes intervenientes do mercado de trabalho identificar as inadequações e implementar iniciativas visando a sua minimização.
Do trabalho realizado, indicou que saíram linhas estratégicas para actuação e recomendações e para a implementação de um sistema em Cabo Verde, utilizando a plataforma da OIT.
Destacou o diagnóstico hoje apresentado como um dos meios essenciais para se prosseguir com a implementação do sistema no País.
Questionado sobre a acusação do PAICV quanto à falta de dados fiáveis no País no que toca ao emprego, Alcindo Mota, avançou que este estudo e a implementação do SIMT na plataforma da OIT é, precisamente, para permitir que haja “dados fiáveis”.
A coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho, Alice Varela, admitiu tratar-se de um marco importante para se avançar para as próximas etapas e para a implementação do Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho.
Por sua vez, o director do Escritório da OIT em Dacar (Senegal), Dramane Haidara manifestou-se satisfeito com a decisão do Governo em implementar o SIMT, ressaltando que, com esta medida, o País beneficiará com o fornecimento de dados estatísticos fiáveis sobre o trabalho.
“Trata-se de um dispositivo muito importante e que irá permitir a implementações de políticas no sector e ajudar na melhoria de informações sobre o sistema de trabalho em Cabo Verde”, frisou.
O Estudo Diagnóstico ao Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho (SIMT) foi realizado em 2016/2017, no âmbito do Programa de Apoio à Estratégia Nacional de Criação de Emprego em Cabo Verde – PAENCE/CV, implementado conjuntamente pela OIT e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A sua actualização decorre das recomendações resultantes do processo de operacionalização do SIMT e abrangerá fundamentalmente as vertentes de produção de indicadores de mercado de trabalho, governança, diálogo social, coordenação, bem como a divulgação, disseminação, partilha e utilização de dados com o objectivo de melhorar a qualidade dos registos e fontes administrativas, essenciais para a tomada de decisão.
PC/HF
Inforpress/Fim