Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde vai a VII edição da Feira Africagua nas ilhas Canárias

Cidade da Praia, 18 Nov. (Inforpress) – Cabo Verde vai às ilhas Canárias participar na VII edição da Feira Africagua, evento empresarial com carácter internacional centrado na água e energias renováveis, que terá lugar na ilha de Forteventura, com uma delegação encabeçada pelo primeiro-ministro.

A Africaqua’2021 realiza-se de 30 de Novembro a 01 de Dezembro e nela serão apresentados vários projectos desenvolvidos em Cabo Verde e nas Ilhas Canárias, visando discutir os resultados, ganhos e, sobretudo, ver como é que Cabo Verde pode massificar as “boas experiências” conseguidas através de projectos pilotos, na busca de soluções para o sector da água e saneamento.

Esta garantia foi dada à imprensa esta tarde pelo ministro da Agricultura e Ambiente, durante a cerimónia de apresentação do evento realizado na sede da Delegação do Governo das Canárias, no Plateau, onde Gilberto Silva manifestou a sua “grande honra” por Cabo Verde ser o país convidado deste ano” para este fórum que “tem trabalhado bastante a temática de água nos contextos nacionais”

Silva enalteceu o espírito de partilha de tecnologias e de conhecimento a favor do desenvolvimento do sector da água e do saneamento nos nossos países, sublinhando que para cabo Verde aquilo que se vai discutir é de “extrema importância”, já que, assegurou, vai ao encontro da visão 2030 de Cabo Verde para o desenvolvimento sustentável.

Considerando que o sector da água e saneamento tem características muitos especiais, já que são projectos com ciclos longos, muito custos e rentabilidade baixa, Gilberto Silva disse que vendo estas particularidades Cabo Verde tem de ser inovador e optar por tecnologias muito mais eficiente, que aproveitam bem o conhecimento científico e as novas tecnologias.

Enquanto isto, a directora-geral de Relações Económicas com África do Governo das Canárias, Nasara Cabrera, referiu que para este fórum bi-anual Cabo Verde aparece pela primeira vez, e logo como país convidado, pelo que considerou tratar-se de um momento muito importante face às relações históricas das Canárias com Cabo Verde, tanto a nível formativo como económico.

Nesta edição, no qual Africagua Canárias contará com países como Marrocos, Senegal, Cabo Verde, Mauritânia, Gana, Costa do Marfim, Gâmbia e São Tomé e Príncipe, pretende-se divulgar os planos nacionais de investimento em água e energias renováveis de diferentes países africanos e apresentar os projetos de diferentes agências multilaterais para África, em água e energias renováveis.

Constituem ainda propósito deste fórum, gerar uma plataforma de reuniões bilaterais, com a finalidade de facilitar a criação de alianças estratégicas, e favorecer as oportunidades comerciais e de investimento nos países participantes, conhecer os segredos para trabalhar no mercado internacional.

Isto, através dos instrumentos de financiamento e licitação nos países africanos, bem como os seus procedimentos e casos de sucesso.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos