“Cabo Verde Trail Series” vai contribuir para desporto “inclusivo, desenvolvido e sustentável” – IDJ

Cidade da Praia, 17 Fev (Inforpress) – O presidente do Instituto da Juventude e Desporto (IDJ), Frederic Mbassa, afirmou hoje, na Cidade da Praia, que a iniciativa “Cabo Verde Trail Series” vai contribuir para que o desporto seja “inclusivo, desenvolvido e sustentável”.

No seu discurso no acto oficial de apresentação da iniciativa “Cabo Verde Trail Series”, Frederic Mbassa concretizou que é preciso criar um conjunto de valências em todas as modalidades e que para isso, lançou, é necessário ter capacidade de acções de promoção, dando maior amplitude ao sector.

Segundo o presidente do IDJ, “Cabo Verde Trail Series” acontece na linha daquilo que tem sido prioridade do Governo, que é a promoção de eventos internacionais, promoção da marca Cabo Verde e promoção do turismo no País.

Cabo Verde Trail Series é um projecto de promoção da prática desportiva e turística, cujo programa inclui cinco eventos de trail running (caminhadas, provas de trail running, acções infantis e juvenis.

O círculo engloba as ilhas de São Nicolau, Maio, Santiago, Santo Antão e Fogo, estimando a participação de 3.000 mil pessoas, das quais 1.200 são crianças.

O Governo quer que a competição contribua para a diversificação dos produtos turísticos e atrair turistas nacionais e internacionais, bem como estimular o desenvolvimento social das zonas de baixa densidade.

Presente na cerimónia de lançamento oficial da iniciativa, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, destacoua aposta do Governo no desporto, sublinhando ser um produto de crescimento económico e marca de promoção de Cabo Verde internacionalmente.

Segundo o responsável, com a apresentação do projecto o País “entra mais uma vez na história”, já que tem sido sempre prioridade do Governo a aposta no desporto como um produto de crescimento económico e de criação de riqueza.

Nesta linha, explicou que foi introduzido na lei de bases da actividade física e do desporto, um capítulo dedicado ao turismo para permitir a ligação do desporto.

“O desporto inclusivo, que permite ascensão social, igualar as oportunidades, mas também criar riqueza, utilizando aquilo que o País tem de melhor”, assinalou.

Para o governante, com a realização da iniciativa “Cabo Verde Trail Series” está-se a aproveitar as potencialidades de cada ilha, associando-as ao desporto e permitindo o desenvolvimento da actividade económica.

Fernando Elísio Freire disse que Cabo Verde definiu novas políticas de impulsionar o desporto nacional, indicando vários eventos internacionais que registam essa aposta de uma nova realidade.

“Trouxemos o Jogos Africanos de Praia, o Campeonato Africano de Andebol, masculino e feminino, o Afrobasket, competições na área do desporto náutico, o que provam que tínhamos razão que este era o caminho de Cabo Verde na organização de eventos internacionais”, finalizou.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos