Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde TradeInvest e AICEP assinam protocolo de cooperação para reforço das relações económicas e comerciais

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – A Cabo Verde TradeInvest e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) assinaram, hoje, por via virtual, um protocolo de cooperação visando incrementar as relações económicas e comerciais entre os dois países.

De acordo com uma nota de imprensa da Cabo Verde TradeInvest, o protocolo de cooperação rubricado entre o presidente do conselho de administração da agência nacional, José Almada Dias, e da congénere portuguesa, Luís Filipe de Castro Henriques, tem ainda como finalidade facilitar a circulação de informações sobre oportunidades de negócios.

“O que nós contamos é que a realidade futura da retoma do mercado seja bastante marcada por esta noção de cooperação, para que mais depressa as economias possam reagir ao contexto actual”, disse o presidente da Cabo Verde TradeInvest.

Segundo José Almada Dias, a diplomacia económica será chave para que o horizonte cabo-verdiano mantenha a perspectiva de crescimento, que estava sendo seguido antes do início da pandemia da covid-19.

Para Luís Filipe de Castro Henriques , a parceria entre a AICEP e a Cabo Verde TradeInvest tem sido “frutuosa para ambas as economias”, Portugal e Cabo Verde.

“Devemos apostar em novas sinergias que nos unam em torno dos nossos objectivos comuns. Com este protocolo, contamos com a colaboração da Cabo Verde TradeInvest para agilizar a partilha de informação e calendarização relevante de desenvolvimentos, processos e procedimentos bilaterais nas matérias de cooperação e interesse económico mútuo”, acrescentou.

Na ocasião o presidente da AICEP disse acreditar que com este protocolo as instituições estão a contribuir, “com mais dinâmica”, para o “desígnio comum absolutamente estratégico” que é reforçar o papel da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no contexto mundial.

O protocolo assinado esta sexta-feira prevê a consolidação da cooperação empresarial e incremento das relações económicas e comerciais entre ambos os países, visando estabelecer uma rede de contactos empresariais que facilitem a circulação de informações sobre oportunidades de negócios, fomentar o fluxo recíproco de informação, prestar assistência às empresas e promover a assistência técnica e capacitação institucional.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos