Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde trabalha para a implementação da ODS com a erradicação de pobreza, sociedade inclusive – Governo

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – O Governo quer trabalhar para que Cabo Verde atinja os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODS) com a erradicação de pobreza, sociedade inclusive com saúde e bem-estar para todos mediante a preservação do planeta através parcerias, paz e prosperidade.

Esta convicção foi manifestada hoje a imprensa pelo ministro da Presidência do Conselho de ministro e ministro do Desporto, em pleno relvado do Estádio da Várzea, durante a realização da “Maior Aula do Mundo sobre os ODS” (Objectivos do Desenvolvimento Sustentável), evento que envolveu milhares de crianças dos diferentes estabelecimentos do ensino de Santiago.

Fernando Elísio Freire enalteceu a importância das crianças nesta iniciativa por considerar que é através delas que se consegue ter uma sociedade no futuro muito mais inclusiva e com muito menos pobreza em que o desporto desempenha um papel fundamental naquilo que são os verdadeiros valores de uma sociedade: “a paz, a harmonia, a partilha a preservação do ambiente e a sustentabilidade do desenvolvimento”.

Já a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde enalteceu o significado desta iniciativa conjunta da Unicef e da Unesco, alegando que se pretende com  o evento sensibilizar, informar e inspirar as crianças e os jovens sobre os ODS, iniciados em 2015.

“É uma maneira das crianças, de uma forma interactiva e prática, para, através de jogos e de gincanas, tomarem mais contactos com os ODS, seja a redução da pobreza, da igualdade de géneros”, realçou Ana Patrícia Graça.

Explicou que a “Maior Aula do Mundo sobre os ODS” já teve lugar em 130 países, tendo atingido mais de oito milhões de crianças, por forma a atingir miúdos de todo o mundo.

Promovido em parceria com a Unicef e a Unesco pretende-se, igualmente, com este evento assinalar o 30º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, tratado dos Direitos Humanos mais ractificado pelos Estados membros das Nações Unidas, com a perspectiva de que este instrumento é essencial para a concretização dos ODS.

A “Maior Aula do Mundo sobre os ODS” contou ainda com a presença do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que se mostrou radiante pela iniciativa e entusiasmo demonstrado pelas crianças, oportunidade aproveitada para distribuir “pins” olímpicos às crianças.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos