Cabo Verde tem registado “ganhos importantes” em matéria da segurança alimentar e nutricional- Governo

Assomada, 25 Set (Inforprress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que Cabo Verde tem registado “ganhos importantes” em matéria da segurança alimentar e nutricional, sublinhando, entretanto, que o país tem que continuar a equacionar os problemas existentes.

Gilberto Silva falava na abertura do I Fórum Internacional sobre a Alimentação e Nutrição em Cabo Verde, promovido pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e Universidade de Pernambuco (UEFE), Brasil, que decorre de hoje até sexta-feira, nas instalações do Pólo III da Uni-CV, em Cruz Grande – Achada Falcão, Santa Catarina, no interior de Santiago.

“Em Cabo Verde, não obstante os ganhos contínuos registados nas últimas décadas, reflectidos na melhoria significativa dos indicadores sociais, como a redução da pobreza extrema, da insegurança alimentar moderada e grave, da mortalidade infantil e da desnutrição, temos que continuar a equacionar os problemas existentes”, defendeu.

Um inquérito de estudo efectuado recentemente em Cabo Verde revela a existência de um quadro múltiplo da malnutrição, nomeadamente o atraso do crescimento que ainda afecta 11 por cento (%) das crianças menores de 5 anos e a existência de uma elevada prevalência da anemia.

Apesar da sua progressiva redução, o estudo diz que o fenómeno de malnutrição ainda atinge 43% das crianças nesta mesma faixa etária.

A subnutrição, que também se tornou significativa, especialmente o risco do excesso de peso, já atinge 13,3% de criança menores de 5 anos e mais de um terço da população adulta entre os 18 e 64 anos, são outros problemas que se colocam em relação à questão da segurança alimentar e nutricional que precisam ser equacionados.

Para tal acontecer, Gilbeto Silva lembrou que o país conta, para a definição e concretização da estratégia nacional da segurança alimentar e nutricional, com um quadro jurídico e institucional alinhado com às directrizes mundiais e às directrizes da segurança alimentar e nutricional da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

“O Governo reafirma o seu firme compromisso com as politicas públicas que incidem também fortemente na produção e processamento de alimentos, especialmente nos sectores agropecuário e pesqueiro. Somos obrigados a tirar melhor proveito técnico e científico das boas práticas e das melhores tecnologias disponíveis, sobretudo para valorizar a nossa agricultura familiar e a nossa pesca artesanal, aumentando significativamente a produção alimentar e rendimento das pessoas”, reiterou aquele governante.

A nível mundial, falando sobre o problema da questão da segurança alimentar e nutricional com base em dados estatísticos, Gilberto Silva revelou que 84% dos países enfrentam o quadro múltiplo da má nutrição no seio das suas populações, que no seu entender vão em “contramão” com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), afirmando que a fome está em ascensão e afectando cerca de 11% da população e que 155 milhões de crianças menores de 5 anos sofrem de desnutrição crónica e que 55 milhões de desnutrição aguda.

A iniciativa da Uni-CV, realizada em parceira Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO em Cabo Verde), Organização Mundial da Saúde e Ministério da Agricultura e Ambiente, contou, de entre outras, com a intervenção da representante Residente da FAO-CV, Ana Touza.

Ana Touza assegurou que a FAO, enquanto instituição que lida com esta matéria, tudo fará para apoiar este e outros tipos de iniciativas que visam em última instância traçar caminhos para que o ser humano se sinta de forma mais saudável possível, lembrando que a alimentação é um dos direitos humanos básicos.

“Em Cabo Verde, a FOA reforça aqui neste fórum o firme compromisso de continuar a reforçar a assistência e o apoio ao Governo, às instituições e à sociedade civil em geral, com o objectivo de proporcionar o bem-estar da população, desde as melhores soluções de produções agrícolas até às dietas mais saudáveis”, enfatizou aquele responsável.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos