Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde registou um pico de 291 casos do novo coronavírus na última semana

Cidade da Praia, 24 Ago (Inforpress) –  Cabo Verde teve um pico de 291 casos do novo coronavírus na última semana, informou hoje, o director Nacional de Saúde, Artur Correia.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação epidemiológica no País, o responsável   acrescentou que nas últimas quatro semanas, a nível nacional, a média foi de 202 casos, como o mínimo de 268   e o máximo de 391 casos.

Em relação à Cidade da Praia, que é o concelho mais casos positivos, precisou que nas últimas quatro semanas houve uma média de 205 casos, com o mínimo de 145, “registados na última semana”, e a máxima de 288, que aconteceu na semana anterior.

Na ilha do Sal, Artur Correia apontou que tem havido uma “curva descendente”, com uma média de 30 casos por semana, sendo o mínimo de 22 e o máximo de 30 casos.

No concelho de Santa Cruz, o director Nacional de Saúde garantiu que a situação está “mais controlada”, depois   de um pico com 62 casos para uma média de dez infecções por semana.

O   director Nacional de Saúde avançou, por outro lado, que nas últimas semanas o Número de Reprodução (RT) tem-se “comportado muito bem”, estando “próximo   de um ou abaixo de um”, quando   o diferencial para Cabo Verde é de 1,07, sendo para Praia (1,17), Santa Cruz (0,45), Santa Catarina (1,28), Ribeira Grande de Santiago (0,44) e Sal (0,95).

“Apesar disso, todo o cuidado é pouco    e precisamos de uma maior atenção por parte de todos principalmente das pessoas identificadas com infecção    e dos contactos dos casos positivos”, avisou.

O Ministério da Saúde comunicou hoje mais 13 casos positivos de covid-19 e mais 49 recuperados da doença transmitida pelo novo coronavírus.

Com estas novas infecções, Cabo Verde passa a contabilizar 894 casos activos, 2599 recuperados, 37 óbitos, dois doentes transferidos e um total de 3532 casos positivos acumulados.

Quanto à essa diminuição   do número de casos, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, disse que se trata de uma “situação pontual” porque foram analisados somente 71 amostras.

“Os laboratórios de Sal e São Vicente ainda estão a processar as amostras, na Praia estamos a fazer a análise da situação   e não foram processadas muitas amostras, dando prioridades aos casos suspeitos”, justificou.

Cabo Verde passa a contabilizar 894 casos activos, 2599 recuperados, 37 óbitos, dois doentes transferidos e um total de 3532 casos positivos acumulados.

Segundo o boletim epidemiológico, os novos caso foram registados nos concelhos da Praia (01), Ribeira Grande de Santiago (03), Santa Catarina (04) e Mosteiros (5).

Ainda de acordo com o comunicado, os 49 recuperados foram registados na Praia (25), Ribeira Grande de Santiago (08), Santa Cruz (10)  e Sal (06).

A pandemia de covid-19, doença detectada no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, já provocou pelo menos 809 mil mortos e infectou mais de 23,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

OM/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos