Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde regista mais 15 casos positivos da covid-19 nas últimas 24 horas

Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress) – O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, anunciou hoje que foram registados, nas últimas 24 horas, mais 15 casos positivos da covi-19 em Cabo Verde e uma taxa de positividade de 2%.

Este responsável avançou estes dados durante a habitual conferência de imprensa realizada às segundas-feiras para balanço da situação epidemiológica em Cabo Verde, tendo referido que foram analisadas, nos laboratórios de virologia, 746 amostras.

Os casos novos foram registados na Praia (1), Santa Catarina (2), São Miguel (2), São Lourenço dos Órgãos (2), Mosteiros (1) Santa Catarina do Fogo (1), Brava (1), Porto Novo (3) e  Sal (2).

Barreto congratulou-se com o facto de o País não ter reportado nenhum óbito nas últimas 24 horas.

Quanto aos dados das pessoas recuperadas da covid-19, adiantou que 41 pessoas receberam alta, sendo Praia (6), Santa Catarina (1), Tarrafal (1), São Miguel (3), Santa Cruz (1), São Filipe (1), Mosteiros (7), Santa Catarina do Fogo (1), Brava (4), Ribeira Grande (1), Paul (5), Porto Novo (3), São Vicente (2) e Maio (5).

Com os dados avançados pelo director nacional, o País passa a contabilizar 506 casos activos 32.496 casos recuperados, 295 óbitos, 11 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 33.317 casos positivos acumulados.

Relativamente ao número de pessoas internadas, avançou que o Hospital Agostinho Neto tem, neste momento, duas pessoas internadas, sendo que uma delas está em situação que requer algum cuidado, os hospitais Baptista de Sousa, Ramiro Figueira e Francisco de Assis têm uma pessoa internada, respectivamente, enquanto o Hospital Regional Santa Rita Vieira tem, neste momento, três pessoas internadas.

Fazendo um balanço dos últimos 14 dias, adiantou que de 05 a 18 de Julho foi analisado um total de 15.283 amostras, que representa uma média de 1.092 amostras analisadas por dia, o que por sua vez, realçou, permitiu identificar 562 casos novos positivos da covid-19 durante o mesmo período.

“Continuamos a ter uma tendência para a melhoria da situação epidemiológica, hoje, conseguimos verificar que a taxa de positividade nos últimos 14 dias já se encontra abaixo de 4% que é aquilo que é o desejável e esperemos que este resultado se mantenha ou melhore para que possamos continuar a dizer que a situação está com uma tendência de melhoria”, afirmou.

Informou, por outro lado, que a nível nacional a taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias passou de 130 para 100 por 100 mil habitantes, salientando que a situação de registo de óbitos no país é melhor comparativamente aos meses anteriores.

O director nacional da Saúde reforçou mais uma vez o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.093.263 pessoas no mundo desde o final de Dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 190.333.380 casos de infecção foram oficialmente diagnosticados desde que foram detectados os primeiros casos da doença, na cidade chinesa de Wuhan, no final de 2019.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos