Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde regista ligeira subida no Índice de Desenvolvimento Humano

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – Cabo Verde registou uma ligeira subida posicional no índice de Desenvolvimento Humano, passando de 128º para 126º, com o coeficiente de 0.647, classificação que deixa o arquipélago acima da média dos países de desenvolvimento humano médio.

Estas informações foram avançadas à imprensa, pelo representante residente interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Boubou Dramane Camara, na apresentação do relatório de Índice de Desenvolvimento Humano 2019, lançado hoje em Bogotá, Colômbia.

Segundo explicou, esse “ligeiro progresso do país se acentua principalmente a um aumento dos anos de escolarização por habitante”.

Conforme apontou, o valor de 0.647 coloca Cabo Verde acima da média do grupo de países de desenvolvimento humano médio (0.634) e dos países da África Subsariana, mas, entretanto, “ainda se mantém inferior” ao grupo dos países estados insulares em desenvolvimento (0,723).

Disse que o relatório de 2019 “articula a ascensão de uma nova geração de desigualdades, a volta da educação, mas também ligadas a transformação tecnológica e às mudanças climáticas no mundo.

Referiu também que o documento mostra como as desigualdades têm sido uma barreira para o desenvolvimento humano e para atingir a agenda 2030 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Quanto às recomendações, indicou, o relatório “propõe politicas para corrigir” desigualdades no desenvolvimento humano no mundo, num enquadramento que liga a expansão e distribuição das capacidades e do rendimento.

Por outro lado, a “necessidade de reconhecer” que as medidas normalizadas actuais para contabilizar as desigualdades são imperfeitas e muitas vezes enganosas na realidade da vida das pessoas.

O relatório de desenvolvimento humano de 2019 tem como tema central “Além do rendimento, além das médias, além de hoje: Desigualdades no Desenvolvimento humano no século XXI” e abrange a avaliação de 189 países.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos