Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) – Cabo Verde foi referenciado no relatório da Solidariedade Olímpica de 2021 como “líder mundial de inovação” na realização de projectos sustentáveis, tendo como exemplo o curso de esgrima realizado em São Vicente, Santo Antão, SaI, Boa Vista e Santiago.
O curso, que beneficiou 43 formandos, foi promovido pelo Comité Olímpico Internacional (COI) sob o comando do treinador da modalidade, André Pereira, campeão português de pentatlo moderno e mestrado executivo em Gestão de Organizações Desportivas.
No relatório da organização olímpica do COI, maior financiador do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) e a Federação Cabo-verdiana de Esgrima foram referenciados como exemplo de inovação, depois de utilizar parte de equipamentos reciclados para realizar o curso, lançando a ideia para que outros países sigam o exemplo.
O documento, publicado no capítulo dedicado à “Estruturas administrativas sólidas e sustentáveis” e referente à “Gestão dos Comités Olímpicos e partilha de experiências”, elenca ainda os ganhos que país vem tendo e destaca a gestão do comité olímpico nacional, “que tem aproveitado de forma significativa e bem gerida dos programas disponibilizados pela Solidariedade Olímpica”.
“Nos últimos anos, o Comité Olímpico Nacional cabo-verdiano tem sido um líder mundial na imaginação e depois na implementação dos projectos típicos do século XXI, com a ambição de modelá-los e compartilhá-los com outros comités olímpicos nacionais”, refere o documento.
A mesma fonte frisa que, desde 2017, o COC tem estado activo na organização de cursos para administradores desportivos, destacando a realização, em 2019, do curso avançado de gestão desportiva.
“Numa nação insular, estes tipos de programas facilitam o sentimento de comunidade e ligação. Tal como os intercâmbios que tem realizado com São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau”, lê-se no documento.
De referir que em 2016 o projecto Verde Olympics foi referenciado como exemplo a seguir por outros comités olímpicos, no que diz respeito à ligação entre o desporto e a preservação ambiental.
OM/CP
Inforpress/Fim