Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde recebe primeiro Webinar UE-CV em matéria de identificação electrónica

Nova Sintra, 20 Mai (Inforpress) – A União Europeia (UE) e Cabo Verde lançam cooperação em Identificação Electrónica – eID/Assinatura Digital, onde o primeiro Webinar UE-CV ‘online’ acontece quinta e sexta-feira, no Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), na Cidade da Praia.

Conforme nota envida à Inforpress, esta actividade, organizada pela Comissão Europeia em cooperação com o NOSI, tornou Cabo Verde o “primeiro” beneficiário do apoio “TAIEX DEVCO”, não só em África, mas também ao nível mundial.

O objectivo do Webinar é apoiar as instituições cabo-verdianas no desenvolvimento das funções digitais do Cartão de Identificação Nacional e do Passaporte Electrónico.

E para isso, a nota ressalta que peritos da administração pública da Estónia, Alemanha e Grécia prestarão aconselhamento sobre experiências de autenticação móvel e integração com subsistemas internacionais e como promover a digitalização e a inovação em Cabo Verde.

O Webinar vai reunir cerca de 20 participantes de instituições públicas e privadas locais relacionadas com a identificação nacional, assuntos internos, digitalização, justiça, fronteiras, migração, economia, processos eleitorais e fiscalidade.

De acordo com a nota, o Governo de Cabo Verde considera que a segurança na identificação do cidadão e potenciar o uso dos serviços digitais com recurso a meios de autenticação e assinatura digital, como sendo “crucial e estratégico no processo de transformação digital do país e da sua diáspora”.

TAIEX DEVCO é o instrumento de Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações (TAIEX) destinado aos países e territórios parceiros abrangidos pela Direcção-Geral de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (DEVCO), que visa o desenvolvimento institucional através da cooperação de peritos públicos dos Estados-Membros da UE com os respectivos pares em países parceiros.

MC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos