Cabo Verde recebe pela primeira vez missão do secretariado regional da FOSCAO

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – Cabo Verde recebe hoje e pela primeira vez, desde a sua criação, uma missão do secretariado regional do Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) que, de entre outros, quer dar a conhecer os grupos temáticos da organização.

A referida missão vai ainda, segundo uma nota da dos prmotores, organizar uma Assembleia Geral para renovar ou estabelecer a governança da plataforma FOSCAO nacional e conhecer a representação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e parceiros no país para fortalecer as relações com o FOSCAO.

O documentos adianta que, no caso de Cabo Verde, para além das suas responsabilidades operacionais, comuns a todas as plataformas nacionais da Rede FOSCAO na região, a equipa eleita na Assembleia Geral actuará na condução do estabelecimento legal da plataforma nacional do arquipélago com a ajuda e assistência de membros do conselho e sob a liderança e supervisão do secretariado regional do FOSCAO.

E no âmbito desta missão a Cabo Verde, acontece esta quarta-feira, num dos hotéis da capital, workshop sobre o fortalecimento do engajamento das organizações da sociedade civil (OSCs) com a CEDEAO e a renovação da governança da plataforma nacional do país.

O FOSCAO é a rede das organizações da sociedade civil (OSC) dos 15 estados-membros da CEDEAO. A organização é parceira e assessora da CEDEAO no diálogo com a sociedade civil contribuindo para uma África integrada, estável e desenvolvida com enfoque na nossa sub-região.

O FOSCAO organiza-se nas seguintes estruturas: Assembleia dos Povos; Comité Executivo; Secretariado regional (sede em Abuja, Nigéria); Plataformas Regionais em cada um dos 15 países e respetivas áreas temáticas.

Depois de um interregno aprofundado pela COVID, o FOSCAO, através do seu Secretariado Regional tem estado numa profunda transformação, para melhor atender às necessidades dos seus membros, Organizações da Sociedade Civil e das diversas partes interessadas, de forma a contribuir activamente para superar os desafios nacionais e regionais atuais e futuros para o bem-estar dos cidadãos.

Como parte deste movimento regional, esta transformação foi implementada de forma pacífica e inclusiva em 14 países da região da CEDEAO e Cabo Verde é o último país a ser implementado.

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos