Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde recebe mais 30 mil doses da Vacina de Portugal

Cidade da Praia, 29 de Nov .( Inforpress) – Cabo Verde vai receber hoje de Portugal mais 30 mil doses da vacina Astrazeneca, naquela que é a 3ª doação de Portugal a Cabo Verde de vacinas contra a covid-19.

Em comunicado de imprensa enviada à inforpress, o Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa diz que esta doação decorre no seguimento do compromisso político de disponibilizar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) as vacinas contra a covid-19 insere-se na segunda fase do plano de acção, no combate à pandemia, através do processo da vacinação, entre Portugal e os países parceiros.

A nota refere ainda, que para além das 30 mil doses de vacina da Astrazeneca estimada no valor de 53.700 euros, equivalente a 5.921 Escudos, também incluem 31.200 seringa e 30.000 agulhas, para acrescentar no processo de administração das vacinas.

O documento explica que ste apoio resulta do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Embaixada de Portugal, na Cidade da Praia; do Ministério da Saúde, através da Direcção-Geral de Saúde e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED).

“Cabo Verde já tinha recebido de Portugal outras duas doações de vacinas contra covid19, nomeadamente 24 mil doses em maio de 2021 e mais 24 mil doses em julho de 2021. Com esta doação totaliza-se 78.000 doses de vacinas doadas pelo Governo Português ao Governo Cabo-Verdiano, desde o início da campanha de Vacinação”, lê-se.

A chegada das vacinas está prevista para as 00h:10 desta terça-feira, 30 de Novembro, no aeroporto Nelson Mandela, a bordo de um voo da TAP.

O acto de recepção desta 3ª doação contará com a presença do director do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Bruno Santos, e do Encarregado da Secção Consular da Embaixada de Portugal, Francisco Pessanha de Menezes.

Cabo Verde registou nas últimas 24 horas cinco novos casos positivos, sendo quatro na Praia e um na ilha do Sal, num total de 344 resultados recebidos.

Com a actualização de hoje, o país passou a contabilizar 44 casos activos, 37.949 casos recuperados, 349 óbitos, 16 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total acumulado de 38367 casos positivos.

A nível mundial a covid-19 provocou pelo menos 5.197.718 mortos em todo o mundo, entre mais de 260,81 milhões infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron foi recentemente detectada na África do Sul e, segundo a OMS, o “elevado número de mutações” pode implicar uma maior infecciosidade.


DG/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos