Cabo Verde recebe do Japão 105 milhões de escudos em assistência alimentar

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – Os Governos de Cabo Verde e do Japão rubricaram hoje um acordo no âmbito da cooperação financeira, não reembolsável, em assistência alimentar referente ao ano fiscal 2023 no valor de 105 milhões de escudos.

O acordo foi assinado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pelo embaixador do Japão em Cabo Verde com residência em Dacar, Izawa Osamu, durante uma cerimónia que teve lugar esta tarde no ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.

Miryan Vieira, que considerou “excelentes” as relações de cooperação entre os dois países, realçou a importância dessa assistência alimentar que tem sido, sem dúvida, a mais-valia dessa cooperação, sendo que o Japão é um dos parceiros exclusivos e tradicionais desta assistência alimentar.

“Esta ajuda chega em boa hora, sendo que complementam os esforços do Governo na mitigação dos efeitos das múltiplas crises, contribuindo para a melhoria da situação da segurança alimentar e nutricional do País”, referiu.

Avançou que esse apoio vai contribuir, significativamente, para o reforço da segurança alimentar e nutricional no País, tendo em conta que o País enfrenta ainda os efeitos da seca persistente e da crise inflacionista, sobretudo, dos bens da primeira necessidade, entre os quais os cereais.

Na mesma linha, realçou que a gestão dos fundos de contrapartida dessa assistência alimentar na utilização de projectos para o sector agrícola terá grande impacto, sobretudo, na redução das vulnerabilidades das pessoas mais desfavorecidas.

Por outro lado, disse que os dois países têm incitado esforços para promover importantes projectos no domínio da água e saneamento, produção, transporte e distribuição de electricidade, pescas, bem como, telecomunicações, formação de quadros cabo-verdianos, sectores esses que têm impactos no desenvolvimento sustentável do País.

Na ocasião, reiterou que o Governo de Cabo Verde quer aprofundar e diversificar as relações de cooperação, abrangendo outras áreas e o sector privado de modo a imprimir uma nova dinâmica nas relações económicas e comerciais com o Japão.

Por seu turno, o embaixador do Japão, Izawa Osamu disse que este apoio constitui um sinal de amizade entre os dois povos e expressou o desejo de que este gesto marque uma nota na etapa nas excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Explicou que, com este novo acordo, no valor de 105 milhões de escudos, Cabo Verde vai receber no próximo ano arroz e farinha de trigo.

“O Japão e Cabo Verde são países amigos que partilham valores fundamentais como a democracia, direitos humanos e o Estado de Direito. Congratulo-me com o diálogo ao mais alto nível entre os nossos dois países durante este ano, e espero que aprofundemos, ainda mais, essa relação”, realçou.

O diplomata aproveitou a ocasião para felicitar o País pela sua liderança no grupo dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) mas também a selecção nacional de basquetebol pela sua coragem e desempenho no Mundial da modalidade que decorreu no Japão.

AV/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos