Cabo Verde reafirma vontade de relançar participação na Assembleia Parlamentar da Francofonia

 

Luxemburgo, 11 Jul (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, reafirmou hoje, no Luxemburgo, a “firme vontade” de relançar a participação de Cabo Verde na Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF), com sentido de “pertença e de responsabilidade”, após anos de ausência.

Ao discursar na 43ª Sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia, que coincide com os 50 anos da criação da APF no Grão-Ducado do Luxemburgo, Jorge Santos, afirmou que constitui motivo de orgulho a presença da Assembleia Nacional de Cabo Verde nesta sessão.

“Após vários anos de alguma ausência nas sessões da Assembleia Parlamentar da Francofonia, reafirmamos a nossa firme vontade em relançar a nossa participação, com sentido de pertença e de responsabilidade, perante os ingentes desafios, que temos que enfrentar em comum”, salientou.

Segundo o presidente do parlamento cabo-verdiano, o espaço da Francofonia, pelas suas caraterísticas especiais, tem todas as condições históricas e geoestratégicas para se afirmar cada vez mais como um espaço de diálogo e convivência intercultural, de promoção da solidariedade, da tolerância, do respeito e da integração das minorias e de promoção da paz mundial.

“Confesso-vos, que nos sentimos em casa. Luxemburgo tem sido casa de milhares de cabo-verdianos, há já varias décadas, têm tido uma adequada integração nesta comunidade, com impactos positivos na contribuição que têm dado no processo de desenvolvimento do nosso país”, assegurou.

Por outro lado, Jorge Santos lembrou da recente participação do arquipélago na 25ª Assembleia Regional da Francofonia, no Reino dos Marrocos, onde saiu a decisão da realização da 26ª APF-África, em Cabo Verde.

Ainda, no âmbito desta 43ª Sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia, o presidente do parlamento e delegação composta pelos deputados Joana Rosa, do MpD, e João Baptista Pereira, do PAICV, e o embaixador de Cabo Verde no Luxemburgo, Carlos Semedo, tiveram encontros e diálogos com o grão-duque Henri, o primeiro-ministro, Xavier Bettel, com o presidente da Câmara dos Deputados, Mars de Bartolomeo, e com os membros de vários países da Francofonia.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos