Cabo Verde quer ter 100% de veículos eléctricos a circular na estrada até 2050

Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) – Cabo Verde quer atingir 100 por cento (%) de veículos eléctricos a circular nas estradas do país até 2050, anunciou hoje o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro.

O governante fez este anúncio em declarações à imprensa, à margem da 3ª Reunião do Comité de Pilotagem do Programa de Apoio ao Sector de Energias Renováveis (PASER), o primeiro de 2019, a decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

Conforme Alexandre Dias Monteiro, para atingir essa meta, o Governo já aprovou no Conselho de Ministros o diploma sobre a importação dos veículos eléctricos livres de direitos aduaneiros.

“No país já existem alguns carros eléctricos, mas estamos a arrancar agora. Existe um plano de mobilidade eléctrica que está integrada na estratégica de transição energética de mais penetração de energias renováveis que serão levadas para o sistema de transporte, reduzindo assim custos e contribuir para mais penetração de energia renováveis”, disse.

Na Europa já circulam cerca de um milhão de veículos eléctricos, sendo a Noruega o país com maior número de modelos verdes na estrada por ter tomado medidas que eliminavam impostos sobre os veículos limpos, assim como estacionamento gratuito e acesso a corredores de autocarro.

A seguir à Noruega, encontra-se a Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha e China.

Segundo especialistas na matéria, se os veículos eléctricos se impuserem tão rapidamente, o consumo de petróleo pode ser reduzido em 21 milhões de barris por dia e as emissões de CO2 em 3,2 mil milhões de toneladas por ano – o equivalente a 60% do total das emissões actuais dos EUA.

Existem outros estudos que estimam uma progressão mais lenta, embora os mais recentes tendam a ser mais agressivos.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos