Cidade da Praia, 02 Jun (Inforpress) – Cabo Verde já apresentou em Luanda, Angola, a sua proposta para a organização das Olimpíadas do Desporto Escolar da CPLP decorrente do sucesso que foi as Olimpíadas do Desporto Escolar – Praia 2023.
A proposta foi oficialmente apresentada pelo do presidente do conselho diretivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) José Eduardo dos Santos, esta terça-feira, durante a XII Reunião de Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP).
“As Olimpíadas do Desporto Escolar da CPLP serão um evento multidesportivo organizado anualmente, por um país membro da comunidade, tendo como base o Desporto Escolar, que é o subsistema que está diretamente na tutela dos Governos dos países”, explicou o IDJ na sua mensagem de formalização.
Pretende-se com a realização das Olimpíadas do Desporto Escolar da CPLP “aprofundar a amizade mútua e cooperação entre os membros da comunidade, contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, aluno-atleta, como ser social, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania na Comunidade.
Almeja ainda, a iniciativa, promover o intercâmbio sócio desportivo e cultural entre os participantes e os países envolvidos e a CPLP nas escolas, bem como impulsionar o desporto juvenil nos países e na Comunidade.
“A ideia da organização deste evento do desporto escolar na CPLP foi bem acolhida pelos Estados-membros, assumindo o compromisso dos pontos focais da CPLP analisarem a proposta contando com a assistência técnica dos ministérios da educação e do desporto dos respetivos países, para, em conjunto, aprimorarem a proposta da realização das Olimpíadas dos Jogos Escolares da CPLP, apresentada por Cabo Verde”, rematou o IDJ.
SR/CP
Inforpress/Fim