Cabo Verde prepara nova fase de relacionamento com Japão

Cidade da Praia, 17 de Abr (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, disse hoje que Cabo Verde está a trabalhar para preparar uma nova fase no relacionamento com o Japão, um parceiro “muito importante” para o desenvolvimento do arquipélago.

Luís Filipe Tavares fez estas declarações, após a assinatura de dois acordos entre os dois países: Assistência Alimentar e Programa de Desenvolvimento Económico e Social, que “fazem parte da ajuda não reembolsável do Japão”.

“A cooperação entre os dois países é muito dinâmica”, disse o governante, acrescentando que a mesma decorre num clima de “muita confiança” e, sobretudo, com resultados “muito concretos”.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana fez saber ainda que, de olhos em novas parcerias com aquele país asiático, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva estará no Japão para participar na sétima Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África (TICAD).

“O primeiro-ministro levará uma delegação governamental, mas também empresarial cabo-verdiana forte, para discutir novas áreas de cooperação com o Japão”, acrescentou Luís Filipe Tavares, falando em parcerias públicas ou privadas, e também novos projectos públicos.

Finalizando, a mesma fonte afirmou ainda que o Governo de Cabo Verde já convidou o Japão para participar no fórum sobre o “Financiamento do Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde”, marcado para acontecer na ilha do Sal, em data ainda por anunciar.

VC/GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos