Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde possui “imensos planos” de administração de desastres, mas carece de financiamentos – PDC

Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – O Centro de Desastres do Pacífico destacou hoje alguns dos principais resultados da Avaliação Inicial de Preparação Nacional para Desastres, tendo indicado que Cabo Verde possui “imensos planos” de administração de desastres, mas carece de financiamentos.

Estas conclusões foram avançadas aos jornalistas pelo representante do Centro de Desastres do Pacífico (PDC, na sigla em inglês), Steve Reca, à margem da apresentação de resultados da Avaliação Inicial de Preparação Nacional para Desastres, conduzida por especialistas do PDC.

Segundo Steve Reca, o Centro de Desastre Pacífico está a conduzir uma avaliação que tem múltiplas facetas e realizada juntamente com quadros das Nações Unidas, incluindo o Quadro Sendai.

“Nós concluímos que Cabo Verde tem imensos planos de administração de desastres, mas estamos aqui para colmatar as lacunas que ainda existem e também enfatizar a importância da capacitação”, asseverou o especialista.

Conforme precisou, o PDC chegou ainda à conclusão de que o Serviço de Protecção Civil e os Bombeiros de Cabo Verde estão “muito bem organizados”, mas concluíram também que existe “falta de financiamento”.

Nesta senda, Steve Reca reconheceu que o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros tem sido um factor “extremamente importante” durante este processo, tendo observado que o ministro da Saúde, no seu discurso, confirmou que existem “diversos perigos” a serem enfrentados consoante cada ilha.

No entanto, o Centro de Desastre Pacífico apresenta, segundo este responsável, uma abordagem a nível científico que pode ajudar a aumentar a resiliência e a capacidade de gestão dos desastres no arquipélago.

“O seminário de hoje irá introduzir suplementos que poderemos utilizar para melhorar resultados para Cabo Verde”, reforçou o representante do PDC, indicando que todos os resultados finais irão ser apresentados ao Governo, até ao final deste ano.

Estes resultados irão incluir todas as conclusões do Quadro Sendai e os requisitos que Cabo Verde aceitou em concluir, precisou Steve Reca.

A avaliação do estado da arte da preparação nacional para desastres foi financiada pelo Governo dos Estados Unidos executada pelo Centro de Desastres do Pacífico.

TC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos