Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde participa na Etiópia  na 8ª conferência sobre mudança climática e desenvolvimento em África

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – Cabo Verde vai estar presente na oitava Conferência sobre as Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África (CCDA-VIII) a realizar-se de 28 a 30, em Addis Abeba (Etiópia), soube a Inforpress.

O evento, a decorrer sobre o lema “Intensificar a acção climática para economias resilientes em África”, é uma iniciativa do Centro Africano para a Política em matéria de Clima da Comissão Económica para África (CACP/CEA) e visa dotar o continente de uma posição unida no encontro “Acção para o Clima”, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.

Segundo o coordenador do centro, James Murombedzi, a conferência permitirá discutir sobre os impactos da mudança climática no continente, partindo de exemplos como o ciclone Idai, que matou milhares de pessoas na África Austral e destruiu várias infra-estruturas estimadas em mais de um bilião de dólares americanos.

“São consequências reais que têm um impacto sobre a vida das pessoas no continente e que serão discutidas durante a reunião, entre outras questões”, sublinhou Murombedzi, acrescentando que a conferência também contribuirá para que a voz de África seja ouvida durante a cimeira de Setembro em Nova Iorque (Estados Unidos).

A oitava Conferência da CCDA é organizada por ACPC e reúne-se sob os auspícios do Programa sobre o Clima e Desenvolvimento em África (ClimDeve-África).

O ClimDeve representa um consórcio composto de instituições de desenvolvimento africanas chaves nomeadamente, a CEA, a União Africana (UA) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A sétima edição deste encontro reuniu-se em Outubro de 2018 em Nairobi (Quénia) sob o lema “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África: Políticas e Acções que visam a Efectividade do Acordo de Paris para Economias Africanas Resilientes”.

A cimeira de 23 de Setembro nas Nações Unidas é apresentada como a primeira reunião mundial sobre as alterações climáticas depois do acordo de Paris em 2015, e será seguida pela conferência anual da ONU sobre o clima que se realizará em Dezembro no Chile.

PC

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos