Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde participa com o Navio de patrulha “Guardião” no exercício OBANGAME EXPRESS 2017 no Senegal

Cidade da Praia, 16 Mar (Inforpress) – O Navio patrulha “Guardião” da guarda costeira cabo-verdiana participa no exercício OBANGAME EXPRESS 2017, a decorrer de 17 a 31 deste mês, no Senegal, com uma comitiva de 50 profissionais que lidam com a problemática da segurança marítima.

Em declarações à Inforpress, o director do Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR), José Mário Tavares explicou que o objectivo é capacitar os países participantes em promover a segurança marítima contra as constantes ameaças como o narcotráfico, pesca ilegal, pirataria, tráfico de seres humanos busca e salvamento.

“Cabo Verde vai participar com cerca de 50 profissionais a nível de segurança marítima entre os quais militares da guarda costeira, da COSMAR, Polícia Judiciária, Polícia Marítima e inspetores do sector das pescas”, acrescentou.

O exercício, que congrega marinhas navais de cerca de 30 países de todo o mundo, acontece anualmente com militares dos países africanos, europeus e americanos e visa avaliar a operacionalidade da região com operações de interdição marítima, técnicas de abordagem e treinamentos.

A edição deste ano conta com a participação de países da Europa, América e africanos como Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Camarões, Nigéria, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, República do Congo, Angola, Senegal, Guiné e Serra Leoa.

O “OBANGAME EXPRESS” é um exercício marítimo multinacional, patrocinado pelo Comando Militar Norte-Americano para a África e facilitado pelas Forças Navais dos Estados Unidos para a Europa e África que junta forças navais africanas, europeias, sul-americanas e norte-americanas como parte de uma Rede Global de Marinhas, visando fortalecer a cooperação e os conhecimentos em termos de operações de segurança marítima.

O exercício acontece de 17 a 31 de Março nas águas sob a jurisdição da República do Senegal.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos