Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde organiza I Jogos Africanos de Praia e acolhe Assembleia Geral da ACNOA em 2019

 

Cidade da Praia, 10 Mai (Inforpress) – Cabo Verde vai acolher, em 2019, dois eventos olímpicos africanos, nomeadamente os Jogos Africanos de Praia e a Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos da África (ACNOA), anunciaram hoje o Governo e o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).

Em comunicado de imprensa, o Executivo revelou que a ACNOA aceitou hoje, durante a 17ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ACNOA, que decorre na República de Djibouti, a candidatura de Cabo Verde para organizar os I Jogos Olímpicos Africanos de Praia, a realizar-se em 2019 na ilha do Sal.

Segundo a mesma fonte, depois da apresentação oficial da candidatura cabo-verdiana pelo COC, que indicou a ilha do Sal para acolher o evento, por reunir todas as condições, a mesma mereceu os votos favoráveis da Assembleia Geral da Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos, perante os delegados de todos os países africanos.

Em Janeiro deste ano, o presidente da ACNOA, Lassana Palenfo, esteve em Cabo Verde a analisar as condições do arquipélago para acolher os jogos em apreço, tendo a candidatura cabo-verdiana sido aprovada em Fevereiro durante a reunião da Comissão Executiva da ACNOA, realizada em Bamako, Mali.

Participa na 17 Assembleia Geral da ACNOA em Djibouti, para além da presidente do COC, Filomena Fortes, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que foi reforçar a “abertura e o engajamento” de Cabo Verde em acolher este que será o “maior evento multi-desportivo africano realizado pela primeira vez” no arquipélago.

Entretanto, Cabo Verde ficou a saber que vai acolher também em 2019, a sessão da Assembleia Geral da ACNOA, que vai discutir estratégias e apresentar balanços dos projectos desenvolvidos pela organização, no continente, em prol do olimpismo.

De acordo com a nota do Comité Olímpico Cabo-verdiano, o anúncio da realização da referida assembleia no arquipélago, foi feito após a apresentação do plano de Cabo Verde para acolher os I Jogos Africanos de Praia.

Participam na Assembleia Geral da ACNOA em de Djibouti, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, o delegado do COI, Pér Miro, o presidente da Associação dos Comités Olímpicos da África (ACNOA), Lassana Palenfo, entre outras personalidades ligadas ao Movimento Olímpico.

DR/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos