Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde nunca esteve numa situação tão “favorável” no combate ao alcoolismo – Manuel Faustino

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – O coordenador geral do programa “Menos Álcool Mais Vida”, condecorado hoje pelo Governo com o primeiro Grau da Medalha de Mérito Profissional, disse que Cabo Verde nunca esteve numa situação tão “favorável” no combate ao alcoolismo.

“Nós temos um quadro único e ouso afirmar que se aproveitarmos essas potencialidades, entre três a cinco anos, temos condições de fazer uma alteração profunda neste quadro que ainda nos apoquenta”, garantiu Manuel Faustino, antes de ser condecorado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Depois discorreu sobre os ganhos deste programa, estacando a aprovação da nova Lei do Álcool, que entrou em vigor a 05 de Outubro de 2019, como um dos “marcos” na luta contra o uso abusivo do álcool.

Manuel Faustino destacou igualmente a promulgação da lei de produção de aguardente de 2015, a implementação do plano estratégico multissectorial do combate ao alcoolismo e a passagem da Comissão de Coordenação de Combate à Droga (CCCD) para a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD).

No entanto, apontou como desafio a “revisitação” da lei de produção de aguardente de 2015 e da Nova Lei do Álcool de 2019, que segundo ele, precisam ser “actualizadas e melhoradas”.

Em relação à condecoração, disse sentir-se “duplamente honrado” pela distinção, por existirem milhares de pessoas por detrás desta distinção.

“Há milhares de pessoas que estão atrás deste processo do qual sou um dos rostos visíveis e sinto-me duplamente honrado pelo facto de junto com essas pessoas termos chegado à essa condição importante”, explicou

Por sua vez, o primeiro-ministro disse que essa condecoração é “merecida” por ser atribuída a “alguém que incorporou e incorpora este grande combate contra o uso abusivo do álcool”.

Para o Chefe do Executivo, esta condecoração serve de incentivo para que o programa “Menos Álcool mais Vida” não termine com o mandado do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

“Que seja perene porque há muito ainda a consolidar, muitas outras batalhas a vencer, e para que seja, de facto, um incentivo para a sua continuidade”, indicou Ulisses Correia e Silva, considerando que há “uma conjuntura favorável e que deve ser aproveitado”.

“Ainda há um caminho e consolidação, não vamos permitir qualquer regressão, é só avançar para melhorarmos ainda mais o quadro institucional e legal”, frisou o primeiro-ministro.

O Governo galardoou Manuel Faustino com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Profissional pela “notoriedade e distinção” enquanto coordenador da iniciativa presidencial “Menos álcool, mais vida”.

De acordo com o despacho emitido pelo Governo, a que a Inforpress teve acesso, esta distinção foi atribuída no âmbito da comemoração do V Aniversário da Campanha “Menos álcool, mais vida” e Dia Nacional de Luta contra o Uso Abusivo do Álcool”.

Lançada em Junho de 2016 pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, a campanha “Menos Álcool, Mais Vida”, segundo Manuel Faustino, carece da necessidade de descentralização das actividades e a solidificação da rede para a existência de programas de intervenção sistemática fora da Cidade da Praia.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos