Cabo Verde Music Awards vai pagar direitos de autor à Sociedade Cabo-verdiana de Música

 

Cidade da Praia, 05 Mai (Inforpress) – O evento musical Cabo Verde Music Awards (CVMA), que premeia a música cabo-verdiana, vai pagar direitos de autor à Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), tornando-se num segundo evento musical do arquipélago a fazê-lo.

A informação foi dada hoje aos jornalistas após uma conferência de imprensa sobre os preparativos da gala deste sábado, e apresentação dos artistas nomeados e convidados, realizada no espaço FIC, na Achada Grande, Cidade da Praia, onde vai decorrer o certame.

“É muito importante sermos nós a dar exemplo. O Kriol Jazz Festival já o tinha feito e não poderíamos deixar de o fazer. Se premiamos a música e os artistas, então, antes de premiá-los, temos que ter a certeza que os seus direitos estão a ser defendidos”, afirmou a coordenadora da comunicação, Soraia de Deus.

Com a entrega de um “cheque simbólico” à SCM, assegurou Soraria de Deus, os CVMA estão a “cumprir o seu papel”, isto é, relativo à parte do espectáculo, faltando a parte concernente às obras que serão cantadas pelos artistas durante a sétima gala de entrega de prémios.

Soraia de Deus realçou a importância desta edição, sublinhando o facto de os artistas que vencerem o troféu “não vão estar sozinhos” e vão usar o “selo” do Prémio Oficial da Música de Cabo Verde nas suas promoções, espectáculos, digressões e que o mesmo vão lhes dar uma “certa força” junto do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC).

De entre as novidades para esta edição dos CVMA, apontou a redução das categorias, a introdução das “menções honrosas” e ainda o facto do espectáculo para este ano ser mais “rápido e fluído”.

“Acreditamos que já estamos a chegar aquela maturidade, onde a cada ano termos um espectáculo, passe a redundância, cada vez mais espectácular”, lançou.

Em relação aos preparativos para a gala de sábado, aprazada para as 20:30, Soraia de Deus assegurou que “está tudo a postos” para o evento que conta com a actuação de artistas convidados, nomeadamente os Calema, Richie Champbell, Nancy Vieira, Thiery Cham e Chando Graciosa.

Informou que a maior parte dos artistas nomeados para o prémio já está no país e que os restantes deverão chegar ainda hoje, à excepção de três que não vão estar presentes na gala tendo em conta outros compromissos.

A gala vai ser transmitida pela Televisão de Cabo Verde (TVC), em “streaming” no Facebook dos CVMA, no aplicativo da UnitelT+ e Portal Sapo e em diferido na televisão pública de Moçambique, na RTP África e TPA de Angola.

Para hoje, consta uma visita as Tendas El Shadai por parte dos artistas nomeados, no âmbito da responsabilidade social deste ano da iniciativa presidencial “Menos álcool, Mais Vida”.

A conferência de imprensa desta sexta-feira contou com a presença além da coordenadora da comunicação dos CVMA, Soraia de Deus, do presidente, Gilyto Semedo, do vice-presidente da SCM, Kim de Santiago, e de artistas nomeados e parceiros do certame.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos