Cabo Verde manifesta vontade em receber o espólio de Amílcar Cabral junto da Fundação Mário Soares

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpess) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, manteve hoje um encontro de trabalho com responsáveis da Fundação Mário Soares, em Portugal, para conhecer o espólio existente e o plano de gestão documental, previsões para o futuro da fundação.

Segundo uma nota daquele ministério, esta visita à Fundação Mário Soares está enquadrada no âmbito do projecto de inscrição dos escritos de Amílcar Cabral no programa Memórias do Mundo, durante a qual foi apresentado, formalmente, a vontade de Cabo Verde em receber o espólio de Amílcar Cabral, caso seja a vontade, quer daquela fundação como da República da Guiné Bissau.

Durante o encontro de trabalho a delegação que também integrou o presidente do IPC, Jair Fernandes, ficou plasmado o interesse de Cabo Verde na preservação patrimonial, da importância histórica para a investigação científica sobre a vida e obra de Amílcar Cabral.

Do mesmo modo, a importância de haver um consenso com a Guiné-Bissau sobre a necessidade de uma investigação cada vez mais aprofundada de todos os arquivos patrimoniais que visem uma total compreensão da história da Independência de Cabo Verde.

A visita terminou com uma total abertura por parte da Fundação Mário Soares para se criar um protocolo que concretize e que vise uma maior exploração científica desse espólio.

No final, o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas, assinou o livro de honra da na referida instituição.

WN/JMV

Innforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos