Cabo Verde leva preocupações das suas especificidades na CEDEAO à 57ª conferência dos Chefes de Estado e do Governo

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – O ministro da Integração Regional intervém hoje na 57ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO sobre as especificidades de Cabo Verde na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Em declarações à Inforpress, Rui Figueiredo Soares, que se encontra, em Niamey, Níger, para participar nas reuniões estatutárias da CEDEAO e a 57ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, adiantou que Cabo Verde, na sua intervenção, irá chamar atenção sobre os impactos económico e social da covid-19 nos países membros da comunidade.

“Hoje, nós iremos essencialmente referir sobre o ponto relativo ao combate a covid-19, à situação delicada que o nosso país vive, por ser um país extremamente dependente do turismo. É certo que esta pandemia está a afectar o mundo todo e a nossa subregião, mas Cabo Verde sofre especialmente com a pandemia da covid-19”, declarou.

O governante destacou o “importante papel” da organização na reposição da normalidade da situação no Mali, admitindo, por outro lado, a possibilidade de Cabo Verde se candidatar à presidência das instituições da CEDEAO no próximo ano.

“Esta reunião está indubitavelmente marcada pela situação no Mali, que tem sido alvo de apreciação por parte das instituições, e na cerimónia de abertura, tanto o presidente da comissão, como o presidente em exercício da Conferência de Chefes de Estado e do Governo fizeram referência a este aspecto”, referiu.

Disse ainda que o encontro servirá, de igual modo, para Cabo Verde apresentar suas preocupações, no que se refere a circulação e livre comércio na comunidade, a sua participação na CEDEAO e as suas especificidades, enquanto país insular.

Rui Figueiredo Soares informou, por outro lado, Cabo Verde tem em curso um estudo sobre o atendimento das especificidades do país enquanto nação insular e irá se socorrer do artigo 68º do Tratado Revisto, que prevê um tratamento especial, caso necessário, para os estados membros insulares e sem litoral, no que se refere à aplicação de certas disposições do Tratado.

A 57ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO termina hoje.

A CEDEAO é composta pelo Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

CM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos