Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – A administradora executiva da Cabo Verde TradeInvest garantiu hoje, na Cidade da Praia, que o “Cabo Verde Investment Forum”, previsto para 04 de Fevereiro, em Dubai, vai ser a “plataforma ideal” para a dinamização da economia cabo-verdiana.
O “Cabo Verde Investment Forum” (CVIF) está enquadrado na representação nacional da feira mundial Expo 2020 Dubai e tem como objectivo partilhar estratégias de desenvolvimento e oportunidades de negócio, tendo em vista a mobilização de financiamentos para os projectos em curso.
Em entrevista à Inforpress, Ana Maia adiantou que dentro da estratégia do Governo, “que é focada na diversificação económica”, neste fórum vão ser apresentados três projectos públicos em agro-negócios, bem como sobre o parque tecnológico e a Zona Económica Especial Marítima de São Vicente.
A responsável esclareceu que nesta edição foram seleccionados projectos de outros sectores, em detrimento do turismo como forma de impulsionar e dinamizar a economia, levando em conta as perspectivas pós-covid-19.
“Tivemos a experiência com a pandemia, o país parou e o turismo ficou completamente parado. Temos que evitar este tipo de situação e a alternativa é conseguir ter um país a ser sustentado por outros sectores da economia, que não seja somente o turismo”, justificou.
Em relação ao formado do CVIF informou que haverá a parte dos painéis para a apresentação dos projectos seguido de encontro de promotores em busca de financiamentos.
Em termos de preparativos, a administradora executiva da Cabo Verde TradeInvest garantiu que o programa do evento está na fase de conclusão, informando que a delegação cabo-verdiana vai ser composta por 55 pessoas, esperando a participação de cerca de 150 pessoas no fórum.
No entanto, questionada sobre a expectativa de Cabo Verde, a responsável adiantou que Cabo Verde tem tido alguma procura dos investidores interessados neste projectos e nessas áreas.
“Por isso, achamos que Dubai seria a plataforma ideal para a apresentação desses projectos como forma de atrair não só o nicho deste mercado do Médio Oriente, mas também de outros profissionais que estarão lá presentes”, justificou.
Ana Maia lembrou que a Expo Dubai vai contar com a representação de mais de 120 países, com milhares de visitantes, designadamente governos, instituições, empresários, financiadores, o que segundo ela, constitui a “plataforma ideal” para atrair investimentos e dinamizar a economia cabo-verdiana.
O CVIF – Expo Dubai faz parte de um conjunto de celebrações dedicadas ao dia de Cabo Verde na Expo 2020, que se comemora no dia 03 de Fevereiro, com um programa de encontros e contactos entre os promotores de projectos e instituições representadas no Médio Oriente.
Espera-se a participação de empresários e promotores de projectos, representantes do governo e das instituições públicas, representantes das Câmaras de Comércio, Turismo e Indústria cabo-verdianas e internacionais assim como, investidores, fundos e representantes seniores de parceiros financeiros e técnicos internacionais.
O fórum vai contar ainda com a apresentação pública da agenda económica do Governo, apresentação de projectos privados e públicos e encontros entre empresários e instituições públicas.
O evento tem o financiamento do Banco Mundial e com a parceria da Câmara de Turismo e das Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento.
OM/CP
Inforpress/Fim