Cabo Verde foi eleito membro do Conselho da FAO – anuncia o Governo

 

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – Cabo Verde foi eleito membro do Conselho da FAO na quadragésima sessão da conferência da FAO, que culminou hoje na Itália, anunciou o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Segundo o ministro da Agricultura e Ambiente, que participou na 40ª sessão da Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Cabo Verde está entre quatro países africanos que fazem parte da conferência da organização que inclui 49 países de todos os continentes do mundo.

“É um acontecimento muito importante para o país, que vai participar num órgão muito importante da FAO, que se reúne de dois em dois anos para aprovar as principais medidas que a organização toma entre as suas sessões plenárias”, afirmou.

Gilberto Silva participou na 40ª sessão, onde foi discutido questões de cariz “urgentes”, incluindo a forma de transformar o compromisso em acção para alcançar o Objectivo Global de Fome Zero, escassez de água, a segurança alimentar e o clima em mudança no Oriente e Norte da África.

As soluções sustentáveis para prevenir a fome em países afectados pelo conflito, um plano de acção sobre a segurança alimentar e nutrição para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e o papel do desenvolvimento rural na mitigação das pressões que impulsionam a migração constaram, também, da agenda de debate.

A FAO tem 194 Estados membros, mais uma Organização Membro, a União Europeia e dois Membros Associados, Ilhas Faroé e Tokelau.

A Conferência da FAO é uma oportunidade “importante” para o diálogo sobre questões alimentares e agrícolas, por se tratar do órgão mais alto da organização.

As sessões são realizadas de dois em dois anos e têm como objectivo convocar os Estados membros à sede da FAO para analisar e votar o programa de trabalho e orçamento proposto pelo diretor-geral.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos