Cabo Verde está frente a novas oportunidades e deve aproveitá-las – Olavo Correia

Cidade da Praia, 17 Ago (Inforpress) – O vice-primeiro ministro, Olavo Correia, afirmou hoje, na Cidade da Praia, que Cabo Verde está frente a novas oportunidades, pelo que lhe cabe vencer os desafios e aproveitar os momentos.

Olavo Correia, que também se ocupa da pasta das Finanças, fez esta afirmação em declarações à imprensa, quando questionado sobre a situação da economia do País.

“Cabo Verde é um País confiável, respeitado e reconhecido na escala internacional, bem referenciado e temos o dever de ter orgulho do que fizemos, desde a independência, pois, somos um País de sucesso e temos todas as condições de continuar a sê-lo”, disse.

Para o governante, que reconhece que se vive um quadro “desafiante” derivado da crise provocada pela pandemia covid-19 e a guerra da Ucrânia que está a impactar o mundo, é preciso ter capacidade não só para vencer os desafios emergenciais, mas, sobretudo, aproveitar os momentos.

“Temos de ter capacidades não só de vencer os desafios emergenciais, mas sobretudo, para aproveitar a oportunidade que se abre a Cabo Verde nesse novo contexto. Acho que mais do que olhar para os desafios emergenciais que é importante, temos de vencê-los”, afirmou.

Segundo o governante, é fundamental olharmos para o futuro para podermos ter uma economia mais digitalizada, mais verde, mais azul, assim como a oportunidade de garantirmos a transição energética no País.

“É preciso acelerar essa agenda, para termos uma energia menos dependente das energias fósseis através da energia solar, eólica, ondas do mar, e criar condições para que os nossos quadros e jovens prestem serviço nessas áreas, diversificar o turismo e continuarmos a qualificar os jovens e aproveitar as oportunidades que estão à nossa frente”, acrescentou.

Para o ministro das Finanças, Cabo Verde está frente a novas oportunidades, pelo que lhe cabe vencer os desafios e aproveitar as oportunidades.

PC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos