Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde e Região de Piomonte da Itália assinam acordo para dinamizar relações

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – O governo de Cabo Verde assinou hoje um acordo de colaboração com a Região de Piomonte da Itália para dinamização da cooperação institucional e promoção de intercâmbio no domínio económico.

O documento foi assinado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pelo presidente da Região de Piemonte, norte da Itália, Alberto Círio, que se encontra de visita a Cabo Verde.

O acordo, segundo a governante cabo-verdiana, visa de entre outros aspectos, a promoção do conhecimento recíproco, a facilitação dos contactos entre instituições congéneres, a fim de promover intercâmbios de experiências em sectores considerados de interesse comum.

De entre essas áreas estão a formação profissional no campo agro-zootécnico e na transformação de produtos derivados, gestão de recursos hídricos e iniciativas a nível do saneamento.

Miryan Vieira falou de forma particular também no intercâmbio no domínio económico, promovendo assim a cooperação entre pequenas e médias empresas das duas regiões.

“No âmbito desta cooperação pensamos que temos potencialidades para o desenvolvimento de trocas comerciais e para promoção das relações económicas entre Cabo Verde e a região de Piemonte, pelo que o sector privado é chamado a ter um papel preponderante na promoção dessas relações”, disse.

O turismo é outra área que as duas regiões querem impulsionar no quadro das relações.

“Como sabem, Cabo Verde já conta com importantes investimentos dos empreendedores italianos e pensamos que a continuidade desses investimentos trará, seguramente, benefícios mútuos”, sustentou.

A cooperação entre Cabo Verde e a Região do Piemonte tem vindo a desenvolver-se desde 2004 com um significativo programa de cooperação que tem apoiado financeiramente as iniciativas de municípios, instituições religiosas e organizações da sociedade civil piemontesa nas ilhas de Cabo Verde.

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros aproveitou para enaltecer o “trabalho meritório” que a Associação Missionária para o Desenvolvimento e Solidariedade dos Padres Capuchinhos, sobretudo, com a acção do padre Fasano, vem desenvolvendo em prol das camadas mais vulneráveis da população através da promoção do acesso aos cuidados de saúde e na geração de emprego.

A região de Piemonte acolhe uma vasta comunidade cabo-verdiana que, na perspectiva da governante, também poderá exercer um “importante papel” no estreitamento das relações entre Cabo Verde e esta região italiana.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos