Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – Cabo Verde e Portugal estão a trabalhar num mecanismo de reconversão da dívida existente num financiamento de projectos no domínio do clima e ambiente, disse hoje à imprensa o ministro da Agricultura e Ambiente.
“É uma matéria que está sendo coordenada entre os gabinetes dos dois primeiros-ministros e presumo que vai acontecer no final deste mês”, avançou Gilberto Silva.
Quanto à visita que recebeu esta tarde do ministro português José Duarte Cordeiro, adiantou à imprensa que a conversa focou sobre a cooperação entre Cabo Verde e Portugal, mais concretamente no domínio do ambiente e os projectos que estão em curso, e, acima de tudo, sobre as perspectivas no domínio da melhoria da governança ambiental.
Neste sentido, ressaltou que a cooperação entre os dois países vai no sentido do reforço da consolidação daquilo que é a gestão das reservas biosferas, resíduos sólidos, valorização turística e ambiental das aldeias rurais e a questão da água e saneamento.
“O que pretendemos é reforçar esta cooperação, particularmente, entre os fundos de ambiente. Temos projectos comuns e excelente apoio, em cada um dos projectos, com participação de Portugal à volta de 85% e 15% de Cabo Verde e, por isso, temos de fazer um ponto de situação para tornar muito mais eficiente esses fundos”, acrescentou.
O ministro português, que felicitou Cabo Verde pela estratégia que vem mantendo quanto ao desenvolvimento sustentável, realçou a parceria entre os dois países e destacou projectos referentes ao ano 2021/2024, com cerca de dois milhões de euros do Fundo do Ambiente português a que se soma a parte do fundo ambiental cabo-verdiano.
“Este projecto de reconversão da dívida em financiamento no fundo climático de Cabo Verde é uma inovação em termos internacionais (…) ”, disse, lembrando que os desafio entre os dois países são semelhantes.
O ministro português do Ambiente e da Acção Climática encontra-se em Cabo Verde para participar nas festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que se assinala a 10 de junho.
PC/JMV
Inforpress/Fim