Cabo Verde é membro do Comité Xadrez nos Jogos Multidesportivos, a mais nova estrutura da FIDE

Cidade da Praia, 22 Mai (Inforpress) – Cabo Verde é membro do recém-criado Comité Xadrez nos Jogos Multidesportivos, a mais nova estrutura da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) na qual o país está representado pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha.

Instituído pelo presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Arkady Dvorkovich, o Comité Xadrez nos Jogos Multidesportivos tem como principais tarefas a promoção desta modalidade em todos os jogos multidesportivos regionais, continentais e internacionais e a ligação com os respectivos organismos.

Ao que apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), o organismo recém-criado tem ainda o papel de contribuir para uma maior popularização e reconhecimento do xadrez, em conformidade com os princípios do Comité Olímpico Internacional (COI).

O Comité Xadrez nos Jogos Multidesportivos é coordenado pelo director executivo da FIDE, Victor Bologan, e director das Relações Internacionais, Mohamed Al-Mudahka, sendo que o cargo da secretária foi confiado a Danara Shovunova.

Francisco Carapinha, de Cabo Verde, partilha o cargo de membros, com o presidente da Federação Argentina de Xadrez, Mario Petrucci, o vice-presidente FIDE/secretário do Conselho Mário Ramirez Barajas, com o líder da Federação Xadrez da Argélia Azzedine Brahim Djelloul e o secretário-geral da FIDE, Lukasz Turlej.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, é também árbitro internacional da FIDE.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos