Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde e Luxemburgo analisam o aprofundamento da cooperação e diplomacia parlamentar entre os dois países

 

Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional e o seu homólogo luxemburguês estiveram hoje reunidos na Cidade da Praia para analisar a cooperação entre os dois países e o aprofundamento da diplomacia parlamentar existente.

Em declarações à imprensa, Jorge Santos realçou a excelente relação de cooperação existente entre Cabo Verde e Luxemburgo nos diversos sectores, mas também pela forma como a comunidade cabo-verdiana residente naquele país está integrada, frisando que prova disso é a eleição da primeira mulher filha de pais cabo-verdianos, como presidente de uma câmara luxemburguesa.

Na ocasião lembrou que Luxemburgo é um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, com atuação há mais de 20 anos a nível de infraestruturação, saúde, educação eletrificação, e que hoje em dia tem colaborado na formação dos quadros cabo-verdianos, no suporte institucional, no reforço da capacidade das instituições dando uma maior atenção ao reforço da capacidade humana.

Conforme explicou o chefe da casa parlamentar cabo-verdiana, a visita da delegação luxemburguesa ao arquipélago visa o aprofundamento da diplomacia parlamentar existente entre os dois países, mas também para se inteirarem e conhecerem de perto o projecto marítimo da economia azul a ser implementado em São Vicente que, no seu entender, poderá ser um sector para a cooperação futura.

“O Luxemburgo tem cooperado com o arquipélago também a nível empresarial, tem sido um parceiro exemplar e que converge com Cabo Verde no respeito dos direitos humanos e na boa governação”, reconheceu.

Por seu turno, o presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, Mars Di Bartolomeo, disse que o encontro serviu para analisarem a relação de cooperação entre os dois países, que no seu entender é muito boa, “como uma história de amor”, mas também a diplomacia parlamentar que é um ramo onde as duas instituições têm colaborado

“Outro aspecto que passamos em revista é a questão da população, e penso que tanto Cabo Verde como Luxemburgo estão engajados na luta contra a pobreza e desigualdades entre os diferentes países, e temos a obrigação de combater contra essas desigualdades que têm vindo a aumentar“, frisou, avançando que essas duas questões são prioritárias para a cooperação entre os dois países.

Para Mars Di Bartolomeo, o factor social é muito importante para a política de um país e sublinhou que para se ter um sistema social solidário é necessário lutar e combater contra as desigualdades e injustiça.

O ponto alto desta visita acontece esta quarta-feira,25, com a intervenção no Parlamento do presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, Mars Di Bartolomeo.

Durante a estada em Cabo Verde, a delegação luxemburguesa será recebida ainda em audiência pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva e efetuará uma deslocação às ilhas de São Vicente, Sal e Santo Antão.

AV/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos