Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde e EUA assinaram hoje o novo acordo SOFA

 

Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – Cabo Verde e os Estados Unidos da América assinaram hoje em Washington, o novo ‘Status Of Forces Agreement’ (SOFA) que vai permitir o combate do tráfico ilícito, segurança marítima, fornecimento e assistência humanitária na região da África Ocidental.

O novo acordo de Estado de Forças e Diálogo da Parceria EUA-Cabo Verde foi assinado hoje pela secretária de Estado Adjunto para Assuntos Político-militares norte-americano, Tina Kaidanow, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Comunidades, Luís Filipe Tavares, na presença do secretário de Estado Adjunto dos EUA, Rob Scott, e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O acordo SOFA define os termos da cooperação militar com os EUA e o estatuto dos soldados norte-americanos em território cabo-verdiano.

Segundo o comunicado de imprensa da embaixada dos EUA em Cabo Verde, o novo acordo fortalece a cooperação para a defesa na África ocidental e ilustra a força duradoura da parceria de segurança entre os dois países numa região “muito importante”.

“O acordo memoriza muitos aspectos existentes a nível da defesa, e vai permitir que os dois países trabalhem em estreita colaboração ao longo dos anos e lidar melhor com vários desafios ligados a segurança marítima, combate ao tráfico ilícito e no fornecimento de assistência humanitária na região”, lê-se na nota.

Para além de Senegal e Portugal, Cabo Verde é o novo parceiro de segurança e com Estatuto de Forças com os Estados Unidos.

AV

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos