Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde e Canárias debatem novas linhas de actuação no âmbito das relações bilaterais e trilaterais

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – Os Governos de Cabo Verde e da Região Autónoma das Canárias reúnem-se no dia 29 de Novembro para mais uma vez debater a cooperação e novas linhas de actuação de âmbito das estreitas relações bilateral e trilateral.

Trata-se da VI cimeira Cabo Verde – Canárias, que desta feita acontece na cidade de Las Palmas, e vai ser presidida pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e pelo presidente do Governo das ilhas Canarias, Ángel Víctor Torres Pérez.

Segundo uma nota de imprensa da chefia do Governo cabo-verdiano, a VI Cimeira destaca a continuidade das acções iniciadas, mas será, sobretudo, um marco para novas cooperações e linhas de actuação, no âmbito das estreitas relações bilaterais e trilaterais, políticas, económicas e de amizade entre os dois arquipélagos.

De acordo com a mesma fonte, esta cimeira realiza-se num contexto único caracterizado por três momentos importantes designadamente a aprovação do novo quadro financeiro da União Europeia para o período 2021- 2027, a assinatura da cooperação avançada entre Espanha e Cabo Verde 2021- 2030 (em Dezembro) e um contexto global pós-pandémico que transformou a situação socioeconómica de ambos os territórios, revelando novos desafios.

Para participar na reunião, Ulisses Correia e Silva viaja para as ilhas Canárias no dia 28 de Novembro, onde deverá permanecer até 01 de Dezembro, cumprindo um programa que será também marcado por um encontro com a comunidade cabo-verdiana em Grã-Canária e a assinatura de um acordo entre a Rádio Televisão Canária e a Rádio Televisão Cabo-verdiana.

Ulisses Correia e Silva, que chefia uma delegação que integra ainda o ministro de Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miryan Vieira, participa ainda no evento Africagua 2021, no dia 30, em Fuerteventura, no qual Cabo Verde é o país convidado de honra.

As relações bilaterais com o Reino da Espanha, desde os primórdios da Independência Nacional, criam o pano de fundo e repercutem-se, igualmente, no universo das relações entre os Governos de Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias, facilitadas, por seu lado, pelas semelhanças ambientais reconhecidas entre os dois arquipélagos.

A cooperação entre Cabo Verde e Canárias foi assegurada, desde 2002, por programas indicativos de cooperação, tendo como áreas prioritárias de intervenção entre os dois arquipélagos, o capital humano, a governação democrática, desenvolvimento institucional, desenvolvimento da sociedade civil, a promoção do tecido económico e empresarial e protecção e sustentabilidade e meio ambiente e a nível cultural.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos