Cabo Verde e Angola reforçam cooperação na aérea dos transportes durante a visita do ministro da tutela a Cabo Verde

Cidade da Praia, 01 Nov (Inforpress)- O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D’Abreu, inicia esta sexta-feira, 02, uma visita oficial a Cabo Verde, tendo em agenda a assinatura de protocolos de cooperação, visando a reabertura das ligações aéreas directas entre Praia e Luanda.

Em comunicado enviado às redacções, o Governo cabo-verdiano informou que serão rubricados três instrumentos de cooperação com os olhos postos na reabertura das ligações aéreas directas entre Praia e Luanda, incluindo a fixação de uma data para a retomada das operações de voos entre os dois países.

A visita de Ricardo Viegas D’Abreu, que estará acompanhado de uma “importante delegação”, constituído por 10 elementos, vem na sequência da visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva a Angola, em Abril deste ano, e a convite do ministro do Turismo e Transportes e ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves.

O governante angolano começa a sua visita na manhã de sexta-feira, com uma audiência ao Chefe do Executivo cabo-verdiano e de seguida as duas delegações vão sentar-se à mesa para o início dos trabalhos.

“As duas delegações vão procurar aprofundar e estabelecer de novas formas de cooperação nos sectores dos transportes aéreos e marítimos, com as diversas instituições dos dois países ligadas a estas áreas. De seguida, os vários encontros subsectoriais previstos concentrar-se-ão nos acordos específicos de cooperação e desenvolvimento, tendo em conta os interesses e vantagens para ambos os países”, avança a mesma fonte.

O ponto alto desta visita, informou, será a assinatura de um memorando de entendimento entre os dois ministérios de transportes.

De acordo com o documento, o memorando será válido por um período de cinco anos e preconiza as áreas específicas e as formas de cooperação em prol do desenvolvimento de programas, projectos e acções concretos nos domínios dos transportes aéreos e marítimos, por entidades e instituições específicas de cada um dos países, com o objectivo de definir e consolidar a cooperação nestes dois sectores estratégicos para os dois países.

Da agenda consta ainda a assinatura dos instrumentos de cooperação entre a Cabo Verde Airlines e a TAAG, a Agência da Aviação Civil e o instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) de Angola.

A par das assinaturas, a comitiva, que parte no mesmo dia para Angola, efectua uma visita à Cidade Velha com uma programação cultural em agenda.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos