Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde Digital, OMCV e ICIEG unem esforços na promoção da inclusão digital e equidade de acesso às TIC

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – A Cabo Verde Digital, a OMCV e o ICIEG rubricaram hoje um protocolo de cooperação para garantir o equilíbrio no acesso às oportunidades ao nível do financiamento, capacitação, incubação e aceleração de projectos através das TIC.

Os protocolos entre a Cabo Verde Digital e a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e entre a Cabo Verde Digital e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) foram rubricados pelo presidente da Pro-Empresa, Pedro Lopes e as presidentes das referidas instituições, Idalina Freire e Rosana Almeida, respectivamente, e testemunhado pelo secretário de Estado para a Inovação, Pedro Lopes.

Na ocasião, a presidente da OMCV considerou que a assinatura do protocolo no dia que se assinala Dia Internacional da Mulher nas TIC é uma iniciativa muito importante, isto porque justificou, o mundo está a viver um momento muito particular em que a inovação digital tem desempenhado um papel importante no contexto da pandemia da covid-19.

Segundo disse, o registo relativamente ao ingresso das mulheres na área das TIC é ainda muito reduzido, referindo, neste sentido, que tem sido realizadas várias acções de sensibilização que visam garantir a participação das mesmas.

Para Idalina Freire, a própria covid-19 veio reforçar a necessidade com o empreendedorismo digital, destacando as iniciativas da OMCV na implementação de projectos com a vertente de formação de mulheres em novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Por seu turno, a presidente do ICIEG, Rosana Almeida, asseverou que os dados indicam que há um fosso de género no acesso às tecnologias por parte das meninas, isto, frisou, apesar de Cabo Verde apresentar bons indicadores onde as mulheres são aquelas que mais utilizam telemóveis.

“O que temos que fazer é traçar políticas de equidade para que este fosso seja corrigido e este protocolo vem nesta sequência. O que o ICIEG pretende é que em todos os projectos levados a cabo pela Cabo Verde Digital se considere pelo menos 30% de meninas e mulheres nos projectos para que possamos corrigir o desequilíbrio de género”, ressalvou.

O ICIEG, prosseguiu, propõe que esta correção seja feita do ponto de vista institucional através da transversalização da abordagem do género, reiterando, por outro lado, o compromisso do ICIEG na implementação do protocolo.

Por sua vez, o presidente da Pro Empresa, Pedro Barros, afirmou que os protocolos assinados com as referidas instituições irão contribuir para que haja jovens mulheres a darem o seu contributo na promoção do empreendedorismo digital em Cabo Verde.

No seu entender, a aposta do Governo na inovação e tecnologias de informação com vista a fazer de Cabo Verde um centro tecnológico de referência no continente africano só será possível se houver um forte engajamento de todos.

“Estamos convencidos de que esses protocolos marcam seguramente o início de uma relação que vai dar frutos daqui a pouco tempo. Aliás, já começamos a ver os sinais por exemplo na segunda edição da bolsa Cabo Verde Digital de que efectivamente os sinais são muito animadores e vai haver cada vez mais interesse e envolvimento de jovens mulheres”, realçou, afirmando que a utilização das TIC está a ganhar espaço especial devido às novas formas de consumo e funcionamento do mercado.

O Dia Internacional das Jovens Mulheres nas TIC foi estipulado pelo ITU (International Telecommunication Union), organização ligada à ONU que regulamenta as telecomunicações internacionais.

Trata-se de uma efeméride conhecida pela expressão inglesa “Girls in ICT Day” e comemorada pelos países membros da União Internacional das Telecomunicações (UIT), visando aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreira na área das TIC.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos