Cabo Verde desempenha um papel estratégico único dentro da CEDEAO – presidente do Parlamento da CEDEAO

 

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – O presidente do Parlamento da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), Moustapha Cissé Lo, disse hoje na Cidade da Praia, que Cabo Verde desempenha um papel estratégico único dentro da CEDEAO.

Moustapha Cissé Lo discursava na sessão solene da Assembleia Nacional, realizada hoje pelo Parlamento cabo-verdiano para dar as boas vindas aos deputados Pan-Africanos e da CEDEAO, que se encontram no arquipélago para uma sessão desconcentrada desse parlamento regional, que vai analisar questões relacionadas com a imigração clandestina e o subemprego dos jovens.

Conforme avançou, apesar de não ter uma ligação territorial com o continente, Cabo Verde é importante e desempenha um papel fundamental na CEDEAO, pelo que contará sempre com o apoio da comunidade.

“Cabo Verde é determinante na luta contra a migração clandestina… Asseguro-vos que o arquipélago nunca vai estar só enquanto eu estiver na presidência do Parlamento da CEDEAO”, enfatizou.

Moustapha Cissé Lo garantiu que fará tudo o que estiver ao seu alcance para assegurar a efectiva implementação de todos os protocolos e programas comunitários que promovam a integração entre todos os membros da comunidade.

“Só poderemos nos sentirmos membros da CEDEAO se intensificarmos as trocas comerciais e culturais. Se não podermos viajar e estabelecer trocas comerciais com os demais Estados-membros, será difícil termos um sentimento de pertença à comunidade”, sublinhou.

A sessão especial contou também com a presença do presidente do Parlamento Pan-Africano, Roger Nkodo Dang, que apelou às autoridades cabo-verdianas a agilizarem o processo de assinatura e ratificação do protocolo de Malabo por forma a permitir que o Parlamento Pan-Africano tenha poderes legislativos.

Moustapha Cissé Lo chefia uma delegação integrada por 45 membros, sendo 34 deputados dos diferentes 15 países que integram a CEDEAO e que se encontram em Cabo Verde para uma reunião deslocalizada da Comissão Mista de Administração Finanças e Controlo do Orçamento, Juventude e Cultura e Desporto da CEDEAO.

A 28 de Abril, último dia da sua estada em Cabo Verde, a delegação dos dois parlamentos participa na Conferência sobre a Integração Regional e Oportunidades Económicas no Espaço da CEDEAO, que será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Hoje, após a sessão, os dep+utadops em apreço foram recebidos pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

MJB/FP

Inforpress/fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos