Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, disse hoje que Cabo Verde já conta com vários apoios dos países da CEDEAO para a sua candidatura a presidência da comissão da comunidade africana.
Luís Filipe Tavares, em declarações à imprensa, afirmou ainda que o arquipélago já está a trabalhar para consolidar a sua candidatura e que no “momento oportuno” será apresentado o candidato a CEDEAO assim como toda a documentação necessária para a candidatura.
“De momento o país está a consolidar este apoio e a trabalhar com tranquilidade para fazer a melhor escolha. Vamos apresentar um excelente candidato que orgulha não só Cabo Verde como todo o CEDEAO”, assegurou.
Em Cabo Verde, Isaías Barreto que ocupa o cargo de Comissário da CEDEAO para a área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação desde 2014, e Orlando Dias quer ocupa o cargo de 4º Vice-presidente do parlamento da CEDEAO desde 2016, já manifestaram disponibilidade para serem candidatos do país a Presidência da Comissão da CEDEAO.
A nomeação do novo presidente da CEDEAO deverá acontecer na próxima cimeira dos Chefes de Estado e do Governo a ter lugar em Dezembro deste ano, no Togo.
PC/AA
Inforpress/Fim