Cabo Verde compromete-se a melhorar desempenho para a redução do dióxido do carbono

Cidade da Praia, 29 Jul. (Inforpress) – O Governo manifestou hoje o seu comprometimento na promoção de uma participação significativa de todos os sectores no processo do reforço de acção climática, visando melhorar o seu desempenho climático e na redução do dióxido de carbono.

O Executivo prometeu “fazer de tudo para contribuir para a necessária acção climática a nível global, de forma a melhor sair desta crise”, convicto de que o aumento do nível do mar também traga consequências devastadora para a economia azul, mormente num estado como Cabo Verde, com o mar a ocupar 99 por cento da sua área.

O ministro da Agricultura e Ambiente expressou esta posição governamental no encerramento do seminário, projecto de assistência da ICAO sobre a “construção da capacidade de Mitigação de CO2 na Aviação Internacional”, tendo afiançado que Cabo Verde foi o primeiro país africano a aderir à aliança para descarbonização dos transportes.

É que para Gilberto Silva, ainda que um pequeno Estado insular, Cabo Verde pretende ser um país relevante em matéria de acção climática, pois está determinado em contribuir para reduzir o dióxido de carbono (CO2) na aviação internacional.

Referiu que o seminário, considerado um sucesso pela organização, reveste-se de importância fundamental para a consolidação dos planos de acção da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), alegando que se torna maior por sr tratar do primeiro encontro presencial no âmbito deste projecto, dois anos depois de vários encontros virtuais por causa da pandemia da covid-19.

Por esta razão, avisou, “urge, de facto acelerar acções climáticas, para promover a mudança transformativa necessária para se aumentar a capacidade resiliência face aos choques externos relacionados com climas e catástrofes naturais, e para que junto às partes possam conduzir uma boa direcção à acção climática no mundo.

Considerou que o engajamento dos estados-membros para a materialização da meta preconizada é de extrema importância, de forma a mostrar ao sector da aviação que as políticas internas estarão alinhadas e que apoiarão o cronograma global da aviação internacional, mediante a criação de bases para o investimento necessários para atingir à neutralidade.

O seminário teve por objecto melhorar a capacidade nacional dos estados beneficiários para desenvolver/actualizar e implementar um plano de acção para reduzir as emissões de CO2 da aviação internacional, de acordo com as recomendações da ICAO, da elaboração Planos de Acção para as emissões dos estados beneficiários, bem como a avaliação das medidas de mitigação selecionadas pelos Estados.
Cabo Verde, Benim, Botswana, Costa do Marfim, Madagáscar, Mali, Seicheles, Senegal, Ruanda e Zimbabué foram os dez estados participantes desta acção de capacitação promovida pela ICAO.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos