Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde começa terceira dose da vacina anti-covid nos idosos e doentes crónicos – DNS

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, anunciou hoje que até ao fim do ano os idosos e pessoas portadoras de doenças crónicas vão beneficiar da terceira dose da vacina contra a covid-19.

“Já estamos a equacionar essa possibilidade, estamos a organizar e, oportunamente, daremos informações sobre como será feita mais esta operação, que será dose de reforço a pessoas com 60 ou mais anos de idade”, revelou o infeciologista Jorge Noel Barreto, acrescentando que serão igualmente contemplados indivíduos com doenças crónicas, como hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares.

O director Nacional da Saúde fez esta revelação na habitual conferencia de imprensa semanal, em que, conforme indicou, nas últimas 24 horas se registaram no País mais três novos casos de covid-19, resultantes de 289 amostras analisadas.

Os novos casos verificaram-se um na Cidade da Praia e dois no Porto Novo, ilha de Santo Antão.

Informou, por outro lado, que há 24 dias que o País não registou nenhum óbito por causa da covid-19.

Instado sobre as medidas adoptadas nas fronteiras nacionais, tendo em conta a nova eclosão de covid-19, nomeadamente na Europa, Jorge Noel informou que o pessoal dos aeroportos e portos têm indicações de como devem agir.

“Estamos atentos a acompanhar a situação [de novas vagas da covid-19], assegurou aquele responsável.

O director Nacional da Saúde mostrou-se “preocupado” pelo facto de as pessoas não estarem a usar máscaras em recintos fechados e com grandes aglomerações.

Com os novos dados revelados hoje, o País passa a contabilizar 58 casos activos, 37.867 casos recuperados, 349 óbitos, 16 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 38299 casos positivos acumulados.

No sentido de mitigar as consequências da pandemia de COVID-19 em Cabo Verde, as autoridades sanitárias continuam a apelar às pessoas para que adiram à campanha de vacinação contra a COVID-19 que está a decorrer em todo o País, para que todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível.

O apelo vai ainda no sentido de as pessoas cumprirem o distanciamento social, a usarem máscaras e a praticarem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da COVID-19.

A covid-19 provocou pelo menos 5.094.101 mortes em todo o mundo, entre 252.864.960 infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e que conta actualmente com variantes identificadas em vários países.

LC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos