Cabo Verde com diminuição de casos de tuberculose apesar da situação da pandemia – director

Cidade da Praia, 24 Mar (Inforpress) – Cabo Verde registou no ano passado 208 casos de tuberculose o que demonstra uma diminuição em comparação ao ano 2019, em que foram registados 214 casos, afirmou hoje o director Nacional da Saúde.

Jorge Noel Barreto, em declarações à Inforpress  para fazer o ponto da situação da doença, no âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala hoje sobre o tema “O tempo está a passar”, chamou a atenção dos decisores políticos sobre o compromisso de combater e eliminar a tuberculose no mundo.

“A situação é estacionária em relação ao passado, sendo que em 2019 registamos 214 casos e, em 2020, 208. Tínhamos a sensação de que a pandemia teria um impacto na detecção dos casos, mas tal não ocorreu, o que nos dá a informação de que a pandemia não afectou a detecção de casos de tuberculose em Cabo Verde”, disse.

Segundo Jorge Barreto, ao contrário do que se estava à espera, a pandemia não afectou a detecção de casos da tuberculose no País, isso porque, sustentou, as actividades de rastreio e de diagnóstico mantiveram-se com identificação de pessoas para seguimento de tratamento.

No País, realçou o especialista em Infecciologia, as pessoas potenciais portadoras da doença são as que vivem em condições de habitação desfavorável, que abusam do álcool, assim como os seropositivos.

Os portadores do HIV/Sida apesar de pertencerem ao grupo de risco em Cabo Verde, segundo Jorge Barreto, o número de casos de doentes com sida ronda os 12% do total de casos de pessoas com tuberculose identificadas.

No País, em que as ilhas de Santiago e São Vicente são as mais afectadas pelos casos registados em 2020, cerca de 190 são casos novos.

O País, que quer eliminar a tuberculose, de acordo com Jorge Barreto, tem mantido estacionário,  nos últimos três anos, quanto ao aumento de casos.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, bactéria conhecida também como Bacilo de Koch.

A doença atinge os alvéolos pulmonares, onde desenvolve uma reacção inflamatória, que pode evoluir para a cura, passando até despercebida, se o paciente tem boa resistência física.

A data vem sendo assinalada desde 24 de Março de 1882, data em que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose, ou seja o bacilo da Tuberculose (mycobacterium tuberculosis).

A tuberculose continua a matar no mundo cerca de quatro mil pessoas e 28 mil adoecem.

PC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos