Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde celebra Dia da Industrialização em África com workshop

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) –  O Dia da Industrialização em África, que se celebra a 20 de Novembro de cada ano, desde 1990, será celebrado em Cabo Verde com um workshop, esta terça-feira, na Cidade da Praia.

O evento, no qual participam empresas e instituições com responsabilidades no domínio do desenvolvimento empresarial em Cabo Verde, constitui, de acordo com uma nota das Nações Unidas, uma oportunidade para se debater os passos necessários para promover o desenvolvimento do sector da indústria, nomeadamente em relação à 4ª Revolução Industrial.

O Dia da Industrialização em África pretende, de acordo com a mesma fonte, mobilizar a comunidade internacional a contribuir para o fortalecimento da indústria africana, tendo por objectivo o crescimento económico sustentável e a erradicação da pobreza.

Este ano, o Dia da Industrialização em África é celebrado sob o lema “Promoção de cadeias de valor regionais em África: um caminho para acelerar a transformação estrutural de África, a industrialização e a produção farmacêutica” que enfatiza as parcerias estratégicas, particularmente com o sector privado, para promover cadeias de valor regionais, garantir investimentos e melhorar o acesso ao know-how e às tecnologias.

Para o caso particular de Cabo Verde, serão explorados os desafios e oportunidades da indústria 4.0 para o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável.

E, por esta ocasião, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na sua mensagem alusiva ao Dia da Industrialização em África, realçou que “o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável é fundamental para alcançar a Agenda 2030 em África.

“Gera empregos, reduz a pobreza, a fome e a desigualdade, capacita as mulheres, expande as oportunidades para os jovens, ao mesmo tempo que melhora a saúde, protege o ambiente e combate as mudanças climáticas”, concretizou.

Este workshop é promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), em parceira com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia e a Câmara de Comércio de Sotavento.

O evento terá a “participação especial” do presidente da Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal (IAPMEI), Nuno Mangas, que irá partilhar o Programa de Desenvolvimento Industrial, Indústria 4.0 em Portugal, seus resultados e impacto.

A sessão de abertura será presidida pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos